Criadores tem até a próxima 2ª para vacinar rebanho
Os produtores do Maranhão têm até a próxima segunda-feira (30) para vacinar o seu rebanho de bovinos e bubalinos com idade de zero a dois anos contra a febre aftosa. A expectativa da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged-MA) é vacinar mais de 2,8 milhões de bovinos e bubalinos nessa faixa etária.
Segundo o órgão, depois que os produtores realizarem a imunização dos seus animais eles devem realizar a comprovação da vacina nos escritórios da Aged, onde a propriedade está cadastrada até o dia 15 de dezembro.
A comprovação nos escritórios da Aged pode ser presencialmente por agendamento ou online bastando seguir as orientações no site da agência do órgão. Os criadores que não têm rebanho nesta faixa etária para vacinar também deverão comparecer aos escritórios da Aged para atualizar os dados sobre seus rebanhos.
Febre aftosa
A febre aftosa é uma doença viral altamente contagiosa que afeta animais biungulados, ou seja, animais que possuem dois dedos. Os mais afetados são bovinos de leite e de corte e os suínos.
O animal afetado apresenta uma febre alta que diminui após dois a três dias. Em seguida aparecem pequenas vesículas na mucosa da boca, laringe e narinas e na pele que circunda os cascos. O animal passa a salivar, deixando cair fios de saliva e a claudicar, em função dos ferimentos associados às vesículas.
O animal deixa de andar e de comer e emagrece rapidamente. Animais novos, especialmente bezerros, podem morrer de forma aguda com miocardite derivada da infecção do músculo cardíaco pelo vírus da febre aftosa. Para um animal com febre aftosa sua recuperação é o evento mais provável. Isto é, a taxa de letalidade da febre aftosa é extremamente baixa. Já a taxa de morbidade é extremamente alta. Isto é, praticamente todos os animais presentes em um rebanho exposto ao vírus serão infectados e mostrarão sinais da febre aftosa.
Leia mais notícias em RadioNoticiaMaranhao.com.br e siga nossas páginas no Facebook, no YouTube e no Instagram. Envie informações à Redação do Rádio Notícia Maranhão por WhatsApp pelo telefone (98) 99121-5205.