20 de setembro de 2024

Produção industrial sobe pelo 4º mês

 Produção industrial sobe pelo 4º mês

A indústria brasileira cresceu acima das expectativas em julho, confirmando que a atividade engatou mesmo num processo de recuperação. A produção aumentou 0,8% em relação a junho, segundo dados da Pesquisa Industrial Mensal divulgados ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O resultado representa o quarto mês consecutivo de alta, movimento que não ocorria desde abril a agosto de 2012.

O crescimento de julho foi ainda maior que as estimativas mais otimistas de analistas do mercado financeiro ouvidos pelo Projeções Broadcast, que esperavam avanço médio de 0,4%.

“Há sinais mais claros de que a atividade está se recuperando à medida que a queda de juros passada começa a surtir efeito na atividade econômica. O dado de julho foi positivo pela taxa de crescimento, mas também pela abertura, que mostrou alta disseminada entre as categorias, com forte avanço de bens de capital”, avaliou o estrategista-chefe do Banco Mizuho, Luciano Rostagno.

O patamar de produção da indústria brasileira subiu ao nível mais alto desde outubro de 2015. “Claramente é outro quadro, já é possível falar em recuperação, não em estancamento da crise”, disse Rafael Cagnin, economista-chefe do Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (Iedi). Para ele, não há dúvidas de que o pior já passou para a indústria. Em julho, 14 dos 24 ramos industriais tiveram resultados positivos.

0 Reviews

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *