21 de setembro de 2024

Dia Nacional de Doação de Órgãos: Quem pode ser doador?

 Dia Nacional de Doação de Órgãos: Quem pode ser doador?

Hoje (27) é comemorado o Dia Nacional de Doação de Órgãos e Tecido. De acordo com a Central Estadual de Transplante, no Brasil, há mais de 30 mil pessoas na fila aguardando um transplante. Até junho deste ano, foram feitas mais 5 mil entrevistas em todo País, onde 57% das famílias aceitaram doar os órgãos de parentes.

Segundo dados do Ministério da Saúde, o Brasil registrou em 2016 o maior número de doações da história, foram 2.903 doadores. Em alguns estados os número continuam negativos. O Maranhão é um dos casos mais graves, com 69% de recusa. Pelo menos duas a cada três famílias se recusam a doar. Um dos motivos para a recusa da autorização familiar é a falta de conhecimento sobre o desejo do falecido.

Recentemente, duas novidades fortaleceram os serviços de transplante de órgãos no estado. A primeira é publicação da Portaria nº 1.409/2017, que credencia o Maranhão em duas novas modalidades de transplantes (coração e fígado), para pacientes na fila de espera do Hospital Universitário. A segunda novidade foi a mudança da sede da Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos do Maranhão (CNCDO/MA) que passou a funcionar no Hospital Dr. Carlos Macieira.

“Por 18 anos só fizemos transplante córnea e de rim. Recentemente, o estado foi credenciado para transplante de coração, fígado e tecidos ósseos no Hospital Universitário que é pioneiro no estado. Com a realização desses, o paciente não precisa se deslocar para outro estado, evitando transtornos emocionais e financeiros. Este credenciamento dessas novas modalidades representa uma importante conquista no serviço de transplante no Maranhão”, afirmou a coordenadora da CNCDO/MA, Maria Inês Oliveira.

Atualmente, quase 800 pessoas aguardam na fila de espera para transplante de córnea e 216 pacientes ativos aguardando para transplante de rim.

QUEM PODE DOAR

Praticamente todas as pessoas saudáveis podem doar órgãos e tecidos, mesmo estando em vida, porque determinados órgãos podem ser compartilhados. A coordenadora da CNCDO/MA, Maria Inês Oliveira, explica o que para ser um doador a pessoas deve, primeiramente, em vida avisar a família da decisão, porque quando a doação só acontece após a autorização familiar, pois não há necessidade de deixar registrado em nenhum documento.

“Para ser doador basta decidir pela doação e comunicar a família. Esse é o apelo das campanhas realizadas nos últimos anos pela Central Nacional de Doação de Órgãos, que é “Decida ser doador e comunique sua família”, porque no Brasil é a família quem decide pela doação ou não”, orienta o coordenadora.

Lembrando que os órgãos ou tecidos que podem ser doados são:

Órgãos: rim, fígado, coração, pâncreas e pulmões;

Tecidos: córnea, pele, ossos, cartilagens, sangue, válvas cardíacas e medula óssea.

No Maranhão, quem tiver interesse em se tornar doador de órgão e deseja obter mais informações pode ser dirigir a Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos do Maranhão (CNCDO/MA). Também é possível fazer o cadastro de doador no site www.doemaisvida.com.br.

0 Reviews

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *