21 de setembro de 2024

Iniciada as obras de construção Parque Estadual Sítio do Rangedor em São Luís

 Iniciada as obras de construção Parque Estadual Sítio do Rangedor em São Luís

Imagem do projeto de construção do Parque Estadual Sítio do Rangedor (Foto: Divulgação)

Imagem do projeto de construção do Parque Estadual Sítio do Rangedor (Foto: Divulgação)

Iniciam nesta segunda-feira (02), as obras de construção do Parque Estadual Sítio do Rangedor em São Luís. Organizada pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema), contará com recurso de R$ 19 milhões de reais.

A ordem de serviço para a construção do Parque foi assinado no dia 22 de setembro. O espaço contará com três praças grandes e quatro intermediárias, dois estacionamentos, pista de caminhada, ciclovia, trilhas naturais, playgrounds, academias ao ar livre, campo de beach soccer oficial, quadras poliesportivas, espaços de convivência e uma lagoa.

“Assinamos a ordem de serviço e a empresa está se regimentando para montar a equipe de trabalho. O projeto está sendo realizado nas áreas da unidade que já foram degradadas. O espaço, além de ser aproveitado, será recuperado. O nosso objetivo é diminuir a depredação da área. É uma forma de sensibilizar a população para cuidar desse bem e respeitar. Vamos fazer toda recuperação da área central”, diz o secretário da Sema, Marcelo Coelho.

O espaço foi uma Estação Ecológica, mas devido à quantidade de áreas que sofriam ataques com queimadas criminosas, despejo de lixo e prática ilegal de caça, o Governo do Maranhão, por meio da Lei Estadual Nº10. 455/2016, aprovada na Assembleia Legislativa, estabeleceu uma nova categoria para o local: a de Parque Ambiental, que agora pode receber as intervenções nas áreas já degradadas.

“Vamos transformar uma área de lazer com grande potencial. Será um espaço para fazer eventos culturais, esportivos e que trará muitos turistas”, diz o secretário.

O ambiente possui 126 hectares de área e é uma unidade de proteção integral de reposição de aquíferos. Sua existência, no meio da cidade, garante o abastecimento de importantes lençóis freáticos, localizados no subsolo.

0 Reviews

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *