21 de setembro de 2024

Movimentação turística deve aumentar em até 20% em São Luís

 Movimentação turística deve aumentar em até 20% em São Luís
Turistas vêm aumentando a presença no Maranhão. (Foto: Reprodução)

Com a melhor movimentação dos últimos cinco anos na alta temporada, o setor turístico maranhense já se prepara para o aumento no volume de visitantes durante as festividades do Réveillon 2018 na capital maranhense.

A expectativa dos setores ligados à cadeia produtiva do turismo é que haja aumento de até 20% na movimentação em São Luís, na comparação com o ano passado.

Além da vasta programação do Réveillon 2018 em São Luís, organizada pela Secretaria de Estado da Cultura e Turismo (Sectur), o Governo do Maranhão investiu em um modelo de promoção turística bem sucedido, associado aos investimentos em infraestrutura e segurança pública, setores importantes para a atração de visitantes.

“A melhoria da Segurança Pública e da balneabilidade das praias foram fundamentais para a recuperação da movimentação turística em São Luís, consolidada este ano com as ações do governo para o setor”, explica o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), João Antônio Barros Filho.

A recuperação da malha rodoviária estadual, por meio do Programa Mais Asfalto, também contribui para o aumento de turistas de estados vizinhos e cidades do interior em direção a destinos como São Luís, Barreirinhas e Carolina.

“Hoje em dia, a maioria absoluta dos hóspedes que recebemos chega à cidade de carro. Infelizmente, as companhias aéreas ainda praticam preços muito altos para São Luís, então muitos turistas aproveitam para vir pela estrada”, diz Dagoberto Silva, diretor de uma rede de hotéis de luxo que atua em São Luís, Fortaleza e Salvador.

Dagoberto Silva também destaca o bom ano do turismo na cidade e a expectativa um Réveillon movimentado: “Além da excelente movimentação na alta temporada, nós tivemos um segundo semestre excelente e certamente teremos ocupação máxima no hotel  durante o Réveillon de São Luís”.

O governador Flávio Dino ressalta a importância de investimentos no turismo: “O país enfrenta uma das maiores crises econômicas de sua história. Neste momento, torna-se um grande desafio construir alternativas econômicas em nosso Estado, que gerem ganho de renda para as pessoas. O turismo é universalmente lembrado como uma alavanca de desenvolvimento local em momentos de crise nacional como esta”.

Novo modelo de promoção turística

(Foto: Reprodução)

Para o secretário Adjunto de Turismo da Sectur, Hugo Veiga, a boa expectativa em relação ao fim de ano é fruto do modelo de promoção turística implantado no Estado.

“Com toda divulgação que fizemos este ano, com participação nas 10 principais feiras nacionais, além de presença em duas feiras internacionais, promoção de press trips [viagens] com jornalistas do setor e o lançamento da nova marca turística, acreditamos que essa movimentação  para o Réveillon deve subir entre 15% e 20% em relação ao ano passado, que já registrou aumento em relação aos anos anteriores”, explica.

“Teremos uma vasta programação artística com a presença de músicos de renome nacional e internacional, em uma estrutura toda montada para receber quem visitar a cidade”, acrescenta.

Foco no turismo interno

A Secretaria de Cultura e Turismo também reúne esforços para trazer turistas do interior e de Estados vizinhos. “Focamos muito no turista do interior do Estado porque acreditamos num Maranhão para os maranhenses. Durante a realização do Salão do Turismo, no início do mês de novembro, fortalecemos essa estratégia”, explica a Superintendente da Sectur, Christiane Muller.

“Nesse período, recebemos um fluxo de turistas muito grande de Estados que fazem fronteira com o Maranhão, a exemplo do Pará e do Piauí. Ano passado já tivemos uma boa frequência de turistas desse destino para o Réveillon. Neste ano esperamos mais turistas desses destinos”, conclui o Secretário Adjunto,  Hugo Veiga.

0 Reviews

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *