Gestão de marca é discutido em evento para empresários
Os negócios precisam ser conhecidos e reconhecidos pelo público. Esse foi o recado de um dos maiores nomes da publicidade no Brasil, Stalimir Viera, para cerca de 250 empresários, profissionais de marketing e estudantes de São Luís, durante o seminário Comunicar & Crescer, realizado pela Associação Brasileira das Agências de Publicidade (Abap).
O evento, que aconteceu no auditório do Sebrae Jaracaty, orientou os empreendedores sobre a importância de fomentar em suas empresas uma cultura de marketing, utilizando as ferramentas corretas para tornar as marcas conhecidas e desejadas.
Segundo o palestrante da noite, negócios devem estabelecer conexões com seus públicos. “Um negócio precisa ser conhecido de seu público de interesse e despertar a vontade da experimentação”.
Stalimir garantiu que a grande dificuldade das pequenas e médias empresas é a construção e a consolidação de uma marca. Sem uma marca, nada que o empresário faça de positivo pode somar à construção da imagem do seu negócio. “Definir os diferenciais que agregam valores à marca deve ser o primeiro passo”, disse o publicitário.
Stalimir explicou ainda que todas as ferramentas de marketing possuem características próprias e só serão eficazes se trabalharem dentro de uma integração entre mídias. Nesse ponto, o palestrante apontou a importância de uma orientação profissional. “O profissional vai avaliar o que é adequado para cada marca, definir seu público e otimizar seu investimento. Sem isso, aquilo que era para ser uma informação relevante para o consumidor, acaba se tornando um incômodo invasivo. Precisamos tornar a mídia mais interessante e menos incômoda”, destacou Stalimir.
Para o presidente da Abap no Maranhão e diretor da Quadrante, Felipe Ladeira, o evento foi uma oportunidade de compartilhar as técnicas e boas práticas de comunicação no âmbito dos negócios e marcas, para estimular profissionais e empreendedores. “Grande empresas já foram pequenas e estão onde estão por causa de uma boa comunicação estratégica”.
Em três edições, o Comunicar e Crescer já foi realizado em mais de 60 cidades brasileiras, além de Angola, Moçambique e Cabo Verde.