23 de setembro de 2024

Abertas inscrições para curso de Educação Especial

 Abertas inscrições para curso de Educação Especial
Ao todo, quase 500 vagas serão abertas e destinadas a professores da rede municipal. (Foto: Divulgação)

Com o intuito de subsidiar os educadores para garantia de participação dos estudantes com deficiência nas atividades escolares, utilizando os recursos de serviços das tecnologias assistivas, ampliando as habilidades de comunicação e autonomia, foi iniciada hoje (07) e segue até o dia 21 de fevereiro as inscrições para os cursos na área de Educação Especial da rede municipal de ensino. Ao todo, quase 500 vagas serão abertas e destinadas a professores da rede municipal.

Os cursos são oferecidos todos os anos, nos dois semestres, pela Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed). A oferta de cursos na área da Educação Especial é parte da política de educação inclusiva, implementada pela gestão do prefeito Edivaldo, que desenvolve também programas e projetos com o intuito de ampliar o atendimento a estudantes com deficiência, ou mesmo com características de altas habilidades ou superdotação.

Para o secretário municipal de Educação, Moacir Feitosa, a formação do professor reflete diretamente em benefícios aos alunos em sala de aula.

“A formação adequada funciona como instrumento de reflexão e transformação da prática dos professores. Por meio da Educação Especial, com professores qualificados, é garantido o atendimento para os estudantes, que podem ter plena participação e acesso aos recursos pedagógicos, eliminando barreiras de acesso ao ensino”, assegurou.

CURSOS

No cronograma para este primeiro semestre de 2018 estão listados os cursos de Libras Básico, com uma turma, sendo 35 vagas com aulas às segundas e quartas, no turno matutino; Braille, com duas turmas, 20 vagas cada, nos turnos vespertino e noturno; Atendimento Educacional Especializado, com uma turma, sendo 100 vagas, duas vezes por mês e na plataforma, às terças-feiras, no turno da noite; Autismo, com uma turma, sendo 60 vagas, no vespertino; Altas Habilidades, com uma turma, sendo 60 vagas, no turno matutino; Tecnologia Assistiva, com uma turma, sendo 100 vagas, no turno noturno, às quintas-feiras; Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, sendo 100 vagas, uma vez por mês e na plataforma, no período noturno, às quartas-feiras.

A superintendente da área de Educação Especial, Dalvina Ayres, informa que os interessados em participar dos cursos de formação deverão apresentar documento de identificação com foto e documento comprobatório de atuação na rede municipal, como contracheque ou comprovante de lotação em unidade de ensino.

As inscrições podem ser feitas nos turnos da manhã e tarde, das 8h às 11h30 e das 14h às 17h30, no Centro de Formação do Educador, situado na escola Sagarana I, na Alemanha, onde também ocorrerão as aulas.  A aula inaugural dos cursos é dia 8 de março e o início das aulas, em 12 de março.

0 Reviews

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *