29 de setembro de 2024

Ação voluntária tem participação de mais 6,5 mil colaboradores da Vivo

 Ação voluntária tem participação de mais 6,5 mil colaboradores da Vivo

(Foto: Divulgação/Vivo)

Em São Luís, a ação aconteceu na Associação Antônio Brunno Pessoa Sousa, pelo segundo ano consecutivo. (Foto: Divulgação/ Vivo)

Na última sexta-feira (19), data que foi comemorado o Dia dos Voluntários Telefônica (DVT), a Fundação Telefônica Vivo promoveu ação beneficiando cerca de 60 mil pessoas com a participação direta de cerca 6,5 mil colaboradores mobilizados em atividades voluntárias em 58 ONGs de 47 cidades no País. O número de colaboradores envolvidos é o maior desde o começo da iniciativa, que aconteceu pela primeira vez em 2005 e chega em sua 13º edição em 2018, com cerca de 500 ações acontecendo simultaneamente.

“O DVT é um dos dias mais especiais do ano para a Fundação, pois é o momento que vemos o trabalho de todo um ano se tornar palpável. Preenchemos mais de seis mil vagas em poucos dias e isso mostra o engajamento dos colaboradores nas ações. Essa é uma iniciativa que aproxima a empresa das comunidades e ainda evidencia um propósito maior de fazer a diferença na vida de quem precisa”, explica Americo Mattar, Diretor Presidente da Fundação Telefônica Vivo.

O Dia dos Voluntários acontece em 31 países onde há equipes do Grupo Telefônica. No Maranhão, as ações acontecem no Instituto Amar Mais, em Imperatriz e, em São Luís, na Associação Antônio Brunno Pessoa Sousa, esta pelo segundo ano consecutivo. A ação do DVT em São Luís acontece, simultaneamente, no dia 19 de outubro e mobilizou 117 colaboradores da Vivo em benefício de quase seis mil pessoas das duas instituições.

Rodrigo Pereira Junior, diretor da Vivo na Regional Norte, que contempla os estados do Amapá, Amazonas, Maranhão, Pará e Roraima, destaca que a mobilização vai muito além. “Em toda a Regional Norte, 548 colaboradores da Vivo trabalharão em 9 instituições beneficiando 28.228 pessoas”.

(Foto: Divulgação/Vivo)

Para os colaboradores que preferirem participar por meios digitais, a empresa também promove o Game do Bem, uma plataforma de atividades de voluntariado online e offline, que permite envolvimento de colaboradores e familiares. Trata-se de um jogo interativo, com missões socioambientais baseadas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

As tarefas vão desde compartilhar uma causa nas redes sociais até doar sangue. Cada atividade gera uma pontuação para o participante, registrada na plataforma que destaca os melhores colocados. O Game do Bem foi lançado em 2015 no Brasil e acaba de ser reconhecida como melhor prática inspiradora no prêmio IAVE – International Association for Volunteer Effort 2018 –, que premiou diferentes iniciativas de voluntariado com impacto global em todo o mundo.

Nos prédios administrativos da empresa, os voluntários que não puderem participar presencialmente têm a oportunidade de realizar ações digitais, como cadastrar notas fiscais ou contribuir com campanhas de financiamento coletivo promovidas pelos comitês de voluntariado.

O programa Voluntários Telefônica é administrado pela Fundação Telefônica global e promove a ação social das pessoas ligadas ao Grupo Telefônica que desejam contribuir com parte de seu tempo, de suas habilidades e de seus recursos para beneficiar a comunidade e os grupos menos favorecidos.

Cada país por meio de sua fundação realiza seu próprio programa de voluntariado corporativo, levando em consideração as características e necessidades específicas de cada país, nos campos da educação e das crianças, do voluntariado digital, da inclusão social, dos cuidados com pessoas com deficiência, cuidados ambientais, cuidados de saúde, empregabilidade e empreendedorismo.

Dia dos Voluntários Telefônica

Diversas ações foram realizadas durante todo o dia. (Foto: Divulgação/Vivo)

No Brasil, o Dia dos Voluntários Telefônica faz parte de um importante pilar da Fundação, com diferentes iniciativas de voluntariado. Este ano, a Fundação recebeu o prêmio Viva Voluntário, pelos resultados atingidos e a experiência adquirida ao longo dos anos, na categoria “Voluntariado Empresarial”.

O prêmio faz parte do Programa Nacional de Voluntariado e busca articular Governo, sociedade civil e instituições privadas em prol da mobilização social transformadora, buscando atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.

(Foto: Divulgação/Vivo)

A premiação é dividida em quatro categorias: Voluntariado nas Organizações da Sociedade Civil, Voluntariado no Setor Público, Líder Voluntário e Voluntariado Empresarial. Nesta última categoria, foi levado em consideração o impacto gerado pelos trabalhos vinculados à Fundação Telefônica Vivo. Destacam-se o estímulo ao cidadão transformador, a capacitação através de plataformas digitais e a contribuição para o fortalecimento do terceiro setor.

Fundação Telefônica Vivo

A Fundação Telefônica Vivo, responsável pelos projetos sociais da Vivo, acredita na Inovação Educativa como forma de inspirar novos caminhos para o desenvolvimento do Brasil a partir da educação. Guiada pela inovação e a disposição em contribuir para a construção de um futuro com mais oportunidades para todos, a Fundação desenvolve projetos que utilizam a tecnologia para gerar novas metodologias de ensino-aprendizagem, estimular o empreendedorismo social e o exercício da cidadania.

Com atuação no Brasil desde 1999, faz parte de uma rede formada por outras 17 fundações presentes da Europa e América Latina, integrantes do Grupo Telefônica.

0 Reviews