1 de outubro de 2024

Advogada defende superar cultura do litígio pela mediação

 Advogada defende superar cultura do litígio pela mediação
Advogada Iracema Iara fala dos desafios da mediação no Maranhão (Foto: Arquivo Pessoal)

Conflitos do dia a dia que causam grande dor de cabeça podem ter solução rápida e sem a intervenção judicial. A mediação e conciliação, além de céleres, pesam menos no bolso do cidadão e dos cofres públicos.

Problemas como divórcio, brigas de trânsito ou entre vizinhos, divisão de heranças e cobranças podem ser solucionados pelas partes, desde que prezem pelo diálogo e entendimento de que, nem sempre, é preciso levar tudo a ferro e fogo.

Para falar sobre a técnica cada vez mais comum no Maranhão, a Rádio 92.3 FM conversou com a advogada Iracema Iara Mendes, mediadora empresarial. Entrevistada no programa Na Hora, pelo jornalista Isaías Rocha, consultora e pesquisadora em mediação de conflitos, explicou melhor o assunto e ressaltou a importância da resolução de problemas por meio do bom entendimento.

No programa veiculado na última terça-feira, 5, Dra. Iracema Iara que tirou dúvidas, entre outros temas, sobre conciliação e arbitragem, defendeu a mediação para superar a cultura do litígio.

QUEM É ELA?
Cadastrada na Câmara de Mediação e Arbitragem como árbitra da OAB do Piauí, Iracema Iara Pinheiro Mendes é especialista em Direito e Processo do Trabalho e integrou as Comissões de Mediação e Arbitragem; Direito de Família e Direito do Consumidor da OAB/MA.

Ela que é sócia do escritório Pinheiro e Mendes Advocacia Empresarial, também é presidente da Câmara de Mediação e Arbitragem Empresarial e Portuária do Maranhão – ARBEMPORTO, que surgiu com intuito de oferecer, principalmente ao público empresarial e portuário a proposta de ser um local aonde os litígios serão resolvidos, de forma célere e justa, com o fim de, assim, alcançar a satisfação de todos.

Confira a entrevista completa:

Leia mais notícias em RadioNoticiaMaranhao.com.br e siga nossas páginas no Facebook, no YouTube e no Instagram. Envie informações à Redação do Rádio Notícia Maranhão por WhatsApp pelo telefone (98) 99121 5205.

0 Reviews