27 de setembro de 2024

Agiota colombiano é morto a tiros em Buriti

 Agiota colombiano é morto a tiros em Buriti

Socorristas do Samu observam o colombiano Edwin Fernando Mendez Guatusmal no local do assassinato (Foto: Divulgação)

Socorristas do Samu observam o colombiano Edwin Fernando Mendez Guatusmal no local do assassinato (Foto: Divulgação)

Mais um colombiano foi assassinado a tiros na região leste maranhense, segundo a polícia, por questões de agiotagem. Dois casos já ocorreram este ano. A polícia ainda ontem estava investigando a morte de Edwin Fernando Mendez Guatusmal, de 32 anos, fato ocorrido na terça-feira, 5, no povoado Jerumenho, zona rural de Buriti.

O delegado Josemar Rocha, da delegacia de Polícia Civil de Buriti, informou que a vítima morava na cidade de Coelho Neto e realizava a prática irregular de emprestar dinheiro a juros elevados no interior do estado. Na terça-feira, Edwin Mendez e um casal de colombianos saíram de Coelho Neto em direção ao município de Buriti onde fariam cobranças.

Na cidade de Duque Bacelar, Edwin Mendez resolveu fazer uma parada, mas ao retornar a viagem e chegar ao povoado Jerumenho, em Buriti, foi abordado por dois criminosos, que após praticarem o crime, fugiram em uma motocicleta de marca e placa não informadas.

A vítima levou vários tiros, a maioria na cabeça. Os socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) estiveram no local, mas ao chegarem constataram que o colombiano estava morto. “A vítima, ao parar em Duque Bacelar, realizou algumas ligações para um de seus credores”, declarou o delegado.

O corpo de Edwin Fernando foi removido para o Instituto Médico Legal (IML) de Timon para a perícia. Os representantes da Embaixada de Colômbia no Brasil ainda ontem estavam tomando as providências do translado do corpo da vítima para o seu país de origem. “Estamos realizando incursões na localidade para prender os acusados”, disse Josemar Rocha.

O delegado informou, também, que o outro colombiano, nome não revelado, que foi assassinado a tiros, ao lado do maranhense Gilvan dos Santos Souza, de 32 anos, no povoado Ermo, na cidade de Coelho Neto, no dia 22 de março deste ano, tinha envolvimento com a prática ilegal de agiotagem. “Os dois estrangeiros assassinados emprestavam dinheiro a juros altos, principalmente a comerciantes do interior”, disse o delegado.

Outra versão

Há informações de pessoas residentes na região de Buriti, de que Edwin Mendez poderia está envolvido no assassinato do comerciante maranhense Gilvan Souza. A Polícia Civil está investigando esse caso, mas até ontem não havia identificado e capturado os criminosos.

Agiotagem

O Estado publicou recentemente, matéria sobre um grupo criminoso composto por colombianos, que segundo a polícia, praticam crimes de agiotagem no Maranhão e nos estados do Piauí, Pará, São Paulo, Goiás, Amapá, Espirito Santo e no Distrito Federal. O alvo desses estrangeiros é comerciantes e empresários, a quem emprestam dinheiro cobrando juros abusivos de 2% ao dia. No Maranhão, sete colombianos já haviam sido presos em menos de um ano, suspeitos de cometerem esse tipo de crime.

A polícia, informou, também, que o município maranhense de Zé Doca serve de base para os mafiosos estrangeiros. O delegado Jader Alves, informou que policias militares, no dia 16 do mês passado, prenderam três desses agiotas, Jorge Luís Gomes Zuñiga, John Addier Corrales Henao e Diego Afonso Lenis Bocanegra, ambos naturais da Colômbia.

No hotel onde os estrangeiros estavam hospedados os policiais apreenderam uma quantia considerável em dinheiro, totalizando R$ 11.495,00, dois cadernos de anotações de pessoas às quais haviam emprestado dinheiro, centenas de cartões de propaganda de empréstimos, contendo dados dos acusados, entre outros objetos.

Leia mais notícias em RadioNoticiaMaranhao.com.br e siga nossas páginas no Facebook, no YouTube e no Instagram. Envie informações à Redação do Rádio Notícia Maranhão por WhatsApp pelo telefone (98) 98770 3557.

0 Reviews