27 de setembro de 2024

Alagamentos ou Inundação? Saiba como se proteger!

 Alagamentos ou Inundação? Saiba como se proteger!

 

Foto: Reprodução

Nos últimos meses, várias cidades do Maranhão decretaram estado de calamidade pública por conta das fortes chuvas, que intensificaram no Estado, deixando vários bairros alagados e cidades inundadas. Nestes casos devemos nos preocupar com vários aspectos, começando pela rede elétrica.

Antes de nos prepararmos para encarar essas adversidades precisamos saber a diferença entre alagamentos e inundações. Quando se diz: ‘pontos de alagamentos’, nada mais é do que o acúmulo momentâneo de águas em determinados locais por deficiência no sistema de drenagem. Por conta das fortes chuvas, esses alagamentos invadem as casas e causam transtornos para moradores, pedestres e condutores de veículos. Já a inundação, essa sim pode se tornar perigosa, pois o nível do rio, córrego ou o canal de drenagem ultrapassa os limites admissíveis naturais, devido ao enorme volume de água proveniente de um grande temporal, ou do aumento do nível dos rios, invadindo áreas povoadas, residências e estabelecimentos comerciais e industriais, causando enormes prejuízos materiais e até perdas de vidas.

A Cemar, em alguns casos, precisa desligar a rede de energia por medidas de segurança como explica o Executivo de Segurança da Cemar, Francisco Ferreira. “Em casos extremos a Companhia tem feito o desligamento de áreas inteiras devido ao risco de acidentes. Mas, sempre que o volume da água começar a subir é importante que você mesmo desligue o disjuntor que fica junto à caixa de medição da Cemar, pois a água pode atingir o nível das tomadas provocando curto circuito e/ou choque elétrico.” Afirma o Executivo.

Essa precaução é pelo motivo da a água ser um excelente condutor de eletricidade, principalmente quando a agua vem acompanhada de terra e barro.Se a água entrar em contato com tomadas e interruptores, aparelhos eletrodomésticos ligados em suas tomadas, provavelmente acontecerá curto circuitos e acidentes.

Sua casa está alagada? Saiba o que fazer:

Se sua casa estivar alagada e a rede elétrica ainda não foi desligada, e mesmo que seja desligada, são necessários tomar alguns cuidados: primeiro,desligue o disjuntor no medidor de energia, mas caso o medidor também corra risco de ser atingido pela água, ligue para a Central 116 e peça o desligamento no ramal de serviço, informando a situação de alagamento e urgência no desligamento. Desligar todos os equipamentos das tomadas para evitar curto circuito ao retornar a energia e, se houver necessidade, dispor os equipamentos em local mais alto possível, para preservá-los intactos e secos, evitando sua perda devido a entrada de água em seus circuitos internos.

Após o nível das águas baixarem, não se deve religar os disjuntores sem antes ser efetuada uma vistoria e limpeza de todos os pontos de energia afetados pela água, retirando o barro, limpando interruptores, tomadas, caixas e fiações, que foram afetados pelo nível elevado do alagamento. Para essa limpeza, não jogue água e nem use produtos químicos, passe apenas um pano bem úmido e seque em seguida um pano seco, retirando todos os fiapos.

Caso as paredes ainda estejam úmidas, você não deve manter contatos com elas e nem com tomadas instaladas em áreas externas ou que sirvam para equipamentos em ambiente externo como áreas de serviços e garagens. Uma alerta fundamental é fazer a vistoria das instalações internas antes de religar os disjuntores, e deve ser feito por um profissional habilitado, como alerta Francisco Ferreira: “Os profissionais com capacidade técnica para fazer a revisão da parte elétrica são os eletricistas, eletrotécnicos ou engenheiros eletricistas. Serviços feitos por práticos, sem formação técnica para a atividade podem aumentar o risco de acidentes.”

Se sua cidade foi inundada, saiba como agir:

Durante as enchentes a Cemar alerta para que não se aproxime da rede elétrica, que esteja com altura reduzida devido ao aumento do nível de água, e neste caso, informe a Companhia através da Central de atendimento 116 sobre esta situação, para que sejam tomadas as medidas preventivas cabíveis para segurança de todos. Mesmo que a rede elétrica local seja desligada, deve se evitar subir em postes ou torres para se proteger da inundação, pois estes locais podem ainda estar energizados e causar graves acidentes.

A Cemar também alerta para moradores das cidades ribeirinhas a não utilizarem embarcações em locais onde o nível de rios, lagos e lagoas está acima do normal. O contato acidental de varas, remo, ou mesmo da embarcação com a rede elétrica pode causar acidentes fatais.

O período chuvoso continua intenso em todo o Estado e durante esses dias a atenção precisa ser redobrada! Em caso de emergência ligue para o Corpo de Bombeiros 193 e acidentes com rede elétrica para Central de Atendimento 116.

Assessoria de Imprensa da Cemar

0 Reviews