25 de setembro de 2024

Alunos melhoram desempenho em Matemática

 Alunos melhoram desempenho em Matemática

(Foto: reprodução)

(Foto: reprodução)

De acordo com dados da ONG Todos pela Educação, o Maranhão tem 22,7% dos alunos de escolas públicas com aprendizado suficiente na Matemática. Os números são crescentes e nessa perspectiva o Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) trabalha para que os alunos somem neste índice de bom desempenho.

A dedicação de gestores, professores e alunos tem garantido resultados positivos, a exemplo dos 443 estudantes que conquistaram em abril deste ano medalhas de ouro e bronze na etapa nacional da Olimpíada Internacional de Matemática Sem Fronteiras (OIMSF). A conquista elevou o nome do Maranhão para o cenário nacional.

Os medalhistas de ouro do estado na OIMSF foram 37 alunos do curso de Recursos Pesqueiros da unidade plena de Pindaré-Mirim. Equipes das unidades de Axixá, Bacabeira, Coroatá, São Luís, Timon e novamente de Pindaré-Mirim conquistaram 406 medalhas de bronze. Com o resultado, o Instituto, que tem apenas três anos e meio de funcionamento, se destacou e dividiu o pódio com os colégios Dom Pedro II e Santo Agostinho – ambos do Rio de Janeiro, duas escolas centenárias do Brasil.

O Maranhão também recebeu destaque na OIMSF através de outras seis instituições, sendo elas o Centro de Ensino Frei Gil, Instituto Educacional Rodrigo Silva, Unidade de Ensino Professor Paulo Freire, Instituto Federal do Maranhão (IFMA), U. E. Assis Marreca e a Unidade Integrada Félix Lopes de Sousa, respectivamente dos municípios de Estreito, Pio XII, Santa Inês e Santa Luzia. As instituições conquistaram medalhas de bronze e prata.

Pensando nas dificuldades que os alunos enfrentam na Matemática e tendo por objetivo a participação constante em ações que elevem seus conhecimentos, o professor da disciplina Samir Marques, em parceria com seu colega de profissão Elean Cordeiro, desenvolve algumas das tecnologias inovadoras ministradas nas formações continuadas, técnicas essas que ajudaram na conquista da OIMSF por parte dos alunos.

Além do reconhecimento de âmbito nacional, a medalha de ouro da turma de recursos pesqueiros garantiu vaga ao Maranhão na delegação brasileira para representar o Brasil na Asia International Mathematic Olympiad (AIMO), que acontece em agosto na Bangcoc, na Tailândia.

0 Reviews