Brasil vai formar celebridade virtual
Universidade na China já oferece graduação em Digital Influencer. No Brasil, o curso será ofertado em Recife, com duração de dois anos
Produzir conteúdo, influenciar costumes através dos seus, e, sobretudo, divulgar produtos e serviços são algumas das atribuições de um Digital Influencer. Eles são os queridinhos da vez quando o assunto é marketing digital. Através do alcance que possuem na Internet, os influenciadores digitais têm sido cada vez mais requisitados para divulgar marcas. O Centro Universitário Brasileiro (Unibra), no Recife, iniciará em 2018 a primeira turma de graduação em Influenciador Digital do País.
Segundo Renata Maia, reitora da Unibra, o Brasil será o segundo país a oferecer o curso, ficando atrás apenas da China, onde a formação é mais voltada para moda. Por aqui, a graduação de curta duração (dois anos) pretende formar os profissionais numa linha multidisciplinar, englobando conhecimentos de Jornalismo, Moda, Marketing, Comunicação Digital e Direito.
Segundo o site da instituição, esse futuro profissional poderá desempenhar funções como planejamento estratégico de marketing, comunicação digital, gestão de mídias sociais, técnica de vídeo e escrita. O novo curso oferecerá disciplinas como Economia, Youtubers, Maquiagem e Modelagem Visual, Inglês, Edição de Vídeos, dentre outras.
Renata afirma que a Unibra teve a iniciativa após observar o crescimento da demanda nesse segmento. Depois de concluir os quatro períodos letivos, os discentes receberão o título de Tecnólogo(a) em Influenciador Digital.
Para a Digital Influencer e Publicitária Cris Moreira, a ideia de “profissionalizar a função só vem a agregar”, uma vez que pode municiar esse profissional com conhecimentos, por exemplo, em marketing e pensamento estratégico. Cris tem mais de 54 mil seguidores no Instagram e conta que trabalha como influenciadora digital há seis anos.