27 de setembro de 2024

Campanha “Idoso consciente: voto inteligente” é lançada

 Campanha “Idoso consciente: voto inteligente” é lançada

(Foto: reprodução)

(Foto: reprodução)

Ministério Público do Maranhão realizou nesta sexta-feira (05) no auditório da Gerência Regional de Saúde, em Presidente Dutra, o lançamento da campanha “Idoso consciente: voto inteligente”. A campanha tem o objetivo de conscientizar os idosos da importância de exercer a cidadania por meio do voto. De acordo com a legislação brasileira, o voto após os 70 anos deixa de ser obrigatório, passando a ser facultativo.

O diretor das Promotorias de Justiça de Presidente Dutra, Saulo Jerônimo Leite Barbosa de Oliveira, lembrou que a Constituição Federal, que completa, hoje, 30 anos, faculta aos idosos o direito ao voto, mas, ao mesmo tempo, afirma que “todo o poder emana do povo”. Para o promotor de justiça, o voto é a arma do cidadão para exercer o seu poder, em especial para os idosos. “O idoso sabe muito bem separar o joio do trigo”, ressaltou.

Um dos idealizadores da campanha, o promotor de justiça José Augusto Cutrim Gomes, titular da 1ª Promotoria de Justiça de Defesa do Idoso de São Luís, afirmou que os idosos precisam olhar para a frente e assumir os destinos de suas vidas. Augusto Cutrim observou que nas últimas eleições a abstenção atingiu mais de 70% entre as pessoas com mais de 60 anos no Maranhão. “E as campanhas são sempre de incentivo ao voto dos jovens. O número de eleitores idosos, hoje, é maior do que essa parcela de 16 a 24 anos”. O promotor de justiça ressaltou, ainda a necessidade do voto consciente.

Para o presidente da Associação do Ministério Público do Estado do Maranhão (Ampem), Tarcísio José de Sousa Bonfim, é necessário que todos os eleitos, seja no Executivo ou no Legislativo, tenham o olhar voltado para os idosos. “O Ministério Público, indo até a comunidade, resgata e reafirma o compromisso com a promoção da cidadania e que todos nós, juntos, podemos construir uma sociedade justa, livre e igualitária”, destacou Tarcísio Bonfim.

O procurador-geral de justiça, Luiz Gonzaga Martins Coelho, também lembrou a promulgação da Constituição de 1988, “buscando resgatar a cidadania e a democracia em nosso país”, que deu ao Ministério Público a missão de defender a sociedade. O chefe da instituição lembrou os outros municípios maranhenses nos quais a campanha foi lançada, conclamando a sociedade de Presidente Dutra a exercer a cidadania por meio do voto. “Vamos às urnas! Viva a democracia! Viva a cidadania!”, finalizou.

Para Clara Vieira, de 82 anos, que esteve presente ao evento, a participação no processo eleitoral é muito importante. “Não sou obrigada a votar, mas faço questão de comparecer para ajudar o meu país”, afirmou. Opinião semelhante tem Maria Gorete de Araújo, de 58 anos, que acredita que o voto pode ajudar a melhorar o país. “Depois dos 70, vou seguir o exemplo do meu pai, que votou até os 87 anos. É uma escolha consciente”, contou.

0 Reviews