1 de outubro de 2024

Chuva forte marca 1º dia de desfile na Capital

 Chuva forte marca 1º dia de desfile na Capital
Desfiles em Passarela do Samba atrai multidão em São Luís — Foto: Reprodução

O primeiro dia de desfiles, na Passarela do Samba, em São Luís, começou com 10 minutos de atraso e muita chuva na avenida. Entre as cinco escolas que desfilaram na abertura, a Mocidade da Ilha foi a única com problemas em um carro alegórico, que não foi para o desfile.

A Terrestres do Samba abriu a avenida com o enredo “O Amazonas em busca do Eldorado” e contou a história de quem batalha para conseguir riquezas, extraídas da natureza e das terras habitadas por índios.

Em um dos carros alegóricos, a fauna e a flora ganharam destaque. Iemanjá também foi homenageada pela escola, com uma ala dedicada.

Por causa da forte chuva, o desfile chegou a ser interrompido por 20 minutos. Com a breve pausa, foi a vez da Mocidade Independente da Ilha entrar na avenida. A escola fez uma viagem até à Jamaica para contar a história do reggae no Maranhão.

Na comissão de frente, regueiros com cabelos rastafari e pinturas no rosto ao estilo africano, acompanhados por uma réplica de radiola. Quatro rainhas de bateria representaram as cores do ritmo que chegou a São Luís na década de 1970. Algumas alas levaram apreciadores das pedras, como são chamadas as músicas. Um dos carros apresentou problemas e não entrou na avenida.

A Império Serrano fez uma mistura entre o sagrado e o profano. Ao som do enredo “Romarias do Maranhão: um império de fé”, que usava citações bíblica, soldados romanos chicoteavam Jesus e encenavam a morte de Cristo na calvário.

A bateria da escola do Monte Castelo entrou fantasiada de cardeais católicos. Em uma das alas, os brincantes carregavam cruzes, referência ao sacrifício de Cristo. Maria, mãe de Jesus, foi destaque em um dos carros alegóricos. Nossa Senhora da Conceição e São José de Ribamar também foram homenageados.

Na sequência, a Turma da Mangueira entrou acompanhada de muita chuva na avenida. Terceira colocada no carnaval de 2019, a escola resgatou os antigos carnavais, com os pierrôs e o maranhense fofão.

A última escola a se apresentar foi a Flor do Samba. Com o tema “Viva a energia”, a escola abusou de fantasias coloridas e luzes nos carros alegóricos.

A primeira alegoria contou com luzes de led, assim como nas fantasias do mestre sala e da porta bandeira. Um globo gigante representou o sol como fonte de energia renovável.

A escola usou raios para representar a energia elétrica, além do gás de cozinha e o petróleo. No enredo deixou uma reflexão sobre as energias do futuro, apontando para alternativas limpas, como a energia eólica e solar.

Programação de segunda-feira (04/03)

Desfile dos Blocos Organizados

  • 18h30 às 18h45 – Beatos do Samba
  • 18h50 às 19h05 – Unidos do Porto Grande
  • 19h10 às 19h25 – Unidos da Vila Isabel
  • 19h30 às 19h45 – Os Liberais
  • 19h50 às 20h05 – Turma do Saco

Desfile das Turmas de Samba

  • 20h30 às 20h50 – Ritmistas de São José de Ribamar
  • 20h55 às 21h15 – Ritmistas da Madre Deus

Desfile das Escolas de Samba

  • 22h00 às 23h00 – Unidos de Fátima
  • 23h10 às 00h10 – Túnel do Sacavém
  • 00h20 às 01h20 – Turma do Quinto
  • 01h30 às 02h30 – Favela do Samba
  • 02h40 às 03h40 – Marambaia

Leia mais notícias em RadioNoticiaMaranhao.com.br e siga nossas páginas no Facebook, no YouTube e no Instagram. Envie informações à Redação do Rádio Notícia Maranhão por WhatsApp pelo telefone (98) 99121 5205.

0 Reviews