21 de setembro de 2024

Coroadinho entre as dez que mais empregam no Brasil

 Coroadinho entre as dez que mais empregam no Brasil
Bairro Coroadinho está entre as dez que mais geram empregos no Brasil — Foto: Reprodução

De acordo a pesquisa nacional feita pelo Outdoor Social, uma entidade filantrópica, o bairro Coroadinho, localizado na periferia de São Luís, está em sexto lugar na lista das dez comunidades que conseguem somar mais de 15 mil empregos registrados.

Os números do estudo são cruzamentos de dados oficiais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com operadoras de cartão de crédito, o Banco Central, a Receita Federal e o POF que é a Pesquisa de Orçamento Familiar.

Segundo a pesquisa, o bairro tem 104 micro e pequenas empresas e 958 microempreendedores individuais. O número de comércios cadastrados é de 1.365. A pesquisa revela que os dados refletem no desenvolvimento do lugar, formando um ciclo de pessoas que criam seus negócios e empregam outras pessoas dentro do bairro, fazendo com que a economia local não pare e a comunidade cresça.

São mais de 1.800 empregos gerados por esses comércios dentro da comunidade. Tendo um potencial de consumo anual é de 663 milhões de reais. A pesquisa mostra ainda quais são as principais atividades:

  • 1° lojas e roupas;
  • 2° lanchonetes e restaurantes;
  • 3° mercados e supermercados;
  • 4° espaços de beleza.

“O Coroadinho no Maranhão é uma potência. Ele está logo atrás da Rocinha que simplesmente é a maior favela da América Latina. Então é muito importante salientar, mostrar, revelar a comunidade Coroadinho em São Luís é uma potência. Ela tem uma média de 1.300 comércios e 70% desses empreendedores são MEI” disse Emília Ribeiro, fundadora da Outdoor Social.

Ainda de acordo com Emília Ribeiro, a importância desse levantamento é trazer a tona e revelar a potência das comunidades, são só do eixo sudeste, como nos estados Rio de Janeiro e São Paulo, mas também em todo Brasil.

“Quando a gente fala de aglomerado subnormal e das 10 maiores favelas do Brasil a gente tá falando de potência econômica. Então o nosso objetivo com esse levantamento é mostrar que não só a população que mora nessas comunidades tem poder aquisitivo, mas como também elas giram internamente uma economia local e que gera empregos, gera riqueza e gera potência”, concluiu.

Depois de uma demissão, Rosilene, que é moradora do Coroadinho, decidiu montar o seu próprio negócio e abriu um espaço de beleza no bairro. Agora sua meta é poder gerar empregos dentro da comunidade.

“Com certeza a minha expectativa é ter uma grande empresa e trazer de fato empregabilidade para dentro da minha comunidade. Porque todo o meu projeto é voltado para dentro da minha comunidade, eu sei que assim como eu um dia tive que me reinventar, muitas mães e muitas mulheres estão nesse momento também precisando se descobrir e se reinventar”, disse Rosilene.

Leia mais notícias em RadioNoticiaMaranhao.com.br e siga nossas páginas no Facebook, no YouTube e no Instagram. Envie informações à Redação do Rádio Notícia Maranhão por WhatsApp pelo telefone (98) 99121-5205.

0 Reviews

1 Comentário

  • gostei da matéria, parabéns.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *