27 de setembro de 2024

Desgaste e oxidação causa vazamento em sub-adutora no Bacanga

 Desgaste e oxidação causa vazamento em sub-adutora no Bacanga

(Foto: Reprodução)

(Foto: Reprodução)

Na manhã desta quarta-feira (20), foi registrado um grande vazamento de água, na adutora do Sistema Italuís, no trecho que passa pela barragem do Bacanga, localizada na Avenida dos Portugueses, em São Luís.

A água jorrava, de maneira forte, por muitos metros de altura. A ponte sob a barragem do Bacanga ficou parcialmente alagada. A situação chamou a atenção de quem passava pelo local.

De acordo com informações preliminares, o rompimento foi na parte superior do terceiro tubo, no interior da treliça, que é a estrutura metálica que serve de sustentação para a sub-adutora. A estrutura de sustentação da subadutora de 900mm foi trocada em 2013 e teve um custo aproximado de R$ 1,5 milhão, mas continuou com a tubulação antiga. Ela é de 1998 e apresenta alto grau de oxidação por conta do salitre.

(Foto: Reprodução)

Em nota, a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) informou que o rompimento, nesta quarta-feira (20), na subadutora de 900mm, localizada sobre o canal do Rio Bacanga, foi ocasionado por desgaste e forte oxidação do trecho. A Companhia já realizou esgotamento do trecho e isolamento da área para início efetivo do reparo, com apoio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) para coordenação do trânsito.

A Caema recentemente instalou nova estrutura de treliça para suportar a tubulação existente no local e está realizando também a troca de outra tubulação na área para prevenir novos rompimentos. A área afetada inclui o Bacanga, Porto do Itaqui, UFMA e adjacências.

0 Reviews