19 de setembro de 2024

‘Distritão’ deixaria três deputados de fora da AL

 ‘Distritão’ deixaria três deputados de fora da AL

O novo modelo para escolher os vereadores e deputados proposto na reforma política, denominado de “distritão”, também teria impacto na Assembleia Legislativa. Ontem, mostramos que na Câmara de São Luís, dos 31 vereadores, quatro não seriam eleitos se o novo sistema tivesse em vigor. Na Assembleia, apenas três vagas seriam trocadas porque os atuais titulares tiveram menos votos, mas entraram graças ao quociente eleitoral.

O Rádio Notícia Maranhão em conjunto com o NaHora, da Rádio 92.3 FM, fez um levantamento sobre como teriam sido as eleições de 2014 para deputado estadual no Maranhão se o modelo já valesse. Pelo “distritão”, Wellington do Curso, com 22.896 votos; Dr. Levi Pontes, com 19.603 votos; e Cabo Campos, com 19.298 votos não seriam eleitos.

Eles tiveram menos votos e cederiam as vagas para Jota Pinto (PEN), com 37.638 votos; Marcos Caldas (PRP), com 30.834 votos; e Fabio Gentil (PSDC) – hoje prefeito de Caxias – com 30.560 votos. Além de alterar a composição da Assembleia, o novo sistema também modificaria o quadro de suplentes.

SAIBA MAIS
Quatro vereadores não seriam eleitos no distritão

Pelo modelo aprovado pela comissão especial da Câmara dos Deputados que analisa a Reforma Política e que pode valer nas próximas eleições, os estados e municípios se tornam um distrito eleitoral e funcionaria para a escolha de deputados federais, estaduais e vereadores.

No gráfico abaixo, veja como funcionam os diferentes modelos de eleição proposto pela Reforma Política para os cargos de vereadores, deputados estaduais e federais. Sendo que sistema proporcional é como funciona atualmente.

0 Reviews

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *