24 de setembro de 2024

Educação do Maranhão de luto: morre José Maria Cabral Marques

 Educação do Maranhão de luto: morre José Maria Cabral Marques
José Maria Cabral Marques. – Foto: Reprodução

SÃO LUÍS – É com profundo pesar que o editor do portal RNM comunica o falecimento de José Maria Cabral Marques, ocorrido nessa quarta-feira, 27, aos 91 anos. Um homem que dedicou a sua vida profissional a educação. A familiares e amigos os nossos sinceros sentimentos e que os conforte nesse momento tão difícil.

Biografia

Nasceu em São Luís, a 17 de setembro de 1929. Graduou-se em Direito pela Faculdade de Direito de São Luís e em Serviço Social pela Escola de Serviço Social da antiga Universidade do Maranhão. Doutorou-se em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Recife – UFPE e fez mestrado em Ciência Política, pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, da Universidade Técnica de Lisboa.

Fez ainda os cursos de Filosofia Jurídica, de Direito Político e de Teoria Geral do Estado, todos pela Universidade de Mogúncia, Alemanha; de Planejamento Educacional, patrocinado pela ONU/Unesco-Ilpes-CEPAL, Buenos Aires; Estágio em Administração de Rádio e TV Educativos, sob a supervisão do Institut Pédagogique National, Paris; em Capacitação de Recursos Humanos, no Centro Interamericano do Instituto de Relações Humanas, Universidade de Loyola, New Orleans, Estados Unidos; Foi Visiting Scholar em Estudos e Pesquisas, no Centro de Estudos Latino-Americanos, da Universidade da Flórida, Gainesville, Estados Unidos.

Participou dos seguintes congressos, conferências, ciclos de estudos e seminários: A Sociedade Brasileira no Fim do Século XX, seus rumos e perspectivas, Escola Superior de Guerra, Rio de Janeiro; Seminário da União dos Estudantes ­– D.V.S., Berlim; Segundo Seminário Brasileiro de Televisão Educativa, Rio de Janeiro; Sétimo Encontro Ibero-Americano de Educação Superior a Distância, Universidade Salgado de Oliveira – Universo, Rio de Janeiro; Quinto Congresso Internacional de Educação, São Paulo; O Mercosul e a União Europeia no Quadro Mundial, Associação de Direito e Economia Europeia, Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra; Soberania e Integração, Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra; Segunda Conferência Nacional de Tecnologias Educacionais, Ministério da Educação e Conselho de Reitores de Universidades Brasileiras, São Paulo; Sexto Seminário Latino-Americano de Teleducação Universitária, Fundação Konrad Adenauer, Caracas;. Seminario Latino-Americano de Teleducación para Directivos de Teleducación e Quarto Seminário Intenacional de TV Educativa, Fundação Konrad Adenauer e Ministerio de Educación Nacional da Colômbia, Bogotá; Sexta Reunião Trienal da Associação Internacional de Reitores de Universidades, San José, Costa Rica; Oitava Reunião Trienal da IAUP, Guadalajara, México; Quinto Congresso da OUI, Mérida, México; Segunda Reunião do Conselho de Reitores das Universidades de Língua Portuguesa – AULP, Maputo, Moçambique; Reunião Trienal da Associação Internacional de Reitores de Universidades – IAUP, Kioto, Japão.
Cabral Marques foi, por concurso, escriturário do Instituto dos Industriários – IAPI, São Luís; oficial de administração do IAPI, Aracaju, Sergipe; promotor público e juiz de direito no Maranhão; procurador autárquico do IAPI, São Luís; professor de Introdução à Ciência do Direito, Faculdade de Direito da Universidade Federal do Maranhão – UFMA.

Exerceu os seguintes cargos:

a) Setor Público:

No Maranhão: Secretário de Estado da Administração; da Fazenda (interino); da Educação e Cultura; do Trabalho e Ação Social. No Amazonas: Secretário da Educação e Cultura; Presidente da Fundação Educacional do Amazonas; Presidente da Fundação Cultural do Amazonas; Presidente da Fundação Televisão Educativa do Amazonas.
b) Setor Privado:

Diretor-geral do Departamento Regional do Sesc e do Senac, no Maranhão; diretor-geral da Associação Brasileira de Teleducação – ABT, Rio de Janeiro.
c) Instituições Universitárias públicas e privadas:

Diretor interino da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, da Universidade do Maranhão (católica); Vice-reitor da Universidade do Maranhão (católica); reitor da Universidade Federal do Maranhão – UFMA; vice-diretor-geral, cumulativo com o exercício do cargo de diretor-geral das Faculdades Integradas – Ceuma; reitor do Centro de Ensino Universitário do Maranhão – Uniceuma; diretor-geral da Faculdade do Vale do Itapecuru – FAI, Caxias-MA.

d) Associações Universitárias:

– no Brasil: Presidente (interino), vice-presidente e membro do Diretório Executivo do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras – CRUB, Brasília.

– no exterior: 1º vice-presidente da Associação das Universidades de Língua Portuguesa – AULP, Lisboa; membro do Conselho Consultivo e presidente interino para o Brasil da Organização Universitária Interamericana – OUI, Québec; presidente, interino, do Capítulo Brasileiro da Associação Internacional de Reitores de Universidade – IAUP, Guadalajara, México; vice-presidente para o Brasil e membro do Conselho Assessor da Presidência do Conselho Interamericano para o Desenvolvimento Econômico e Social – CUIDES, Little Rock, Estados Unidos;. 1º vice-presidente da AULP, Lisboa.

Recebeu ainda as seguintes medalhas: Simão Estácio da Silveira, da Câmara Municipal de São Luís; do Mérito Timbira, do Governo do Estado do Maranhão; Olavo Bilac, da Secretaria de Educação e Cultura do Estado do Pará; Benjamin Constant, do Centro Regional de Educação e Cultura, Secretaria de Educação e Cultura do Estado do Rio de Janeiro; Prado Júnior, do Instituto de Educação, Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro; Brigadeiro Falcão, da Polícia Militar do Estado do Maranhão; Mérito Judiciário Desembargador Antonio Rodrigues Vellozo, do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão; Mérito Educacional Professora Ana Maria Saldanha, do Conselho Estadual de Educação, Estado do Maranhão; Comemorativa do 20° ano de criação da Universidade Federal de Alagoas; Comemorativa do 20° ano de criação da Universidade Federal do Pará; Sousândrade do Mérito Universitário, no Grau Ouro, da Universidade Federal do Maranhão; Comemorativa Dr. José Viana Vaz, do 80º aniversário de fundação do Curso de Direito da UFMA; Almyr Moraes Corrêa do Mérito Profissional, no Grau Ouro, do Rotary Club de São Luís.

No Exterior foi agraciado com os seguintes títulos: Cidadão Honorário, pela cidade de Nova Orleans, Estados Unidos; Doutor honoris causa,  pelo Rhode Island College, Providence, Estados Unidos; Medalha de Prata Comemorativa do 1º Centenário de Fundação da Escola de Minas do Colorado, Estados Unidos; Professor honoris causa, da Universidade de Arkansas, Little Rock, Estados Unidos; Diploma de Embaixador da Boa Vontade (Arkansas Traveler), do Governo do Estado de Arkansas, Estados Unidos; Ordem das Palmas Acadêmicas, no Grau de Oficial, do Ministério da Educação Nacional, França; Ordem da Instrução Pública, no Grau de comendador, da Presidência da República de Portugal; Medalha de Prata Comemorativa dos 450 anos de fundação da Universidade Julius Maximilian, Würzburg, Alemanha; Diploma de Visitante Distinguido, Presidência do Município de Zapopan, México; Diploma de Reconhecimento por Relevantes Serviços Prestados, da Diretoria da – IAUP.

Leia mais notícias em RadioNoticiaMaranhao.com.br e siga nossas páginas no Facebook, no YouTube e no Instagram. Envie informações à Redação do Rádio Notícia Maranhão por WhatsApp pelo telefone (98) 99121-5205.

Fonte: Academia Maranhense de Letras

0 Reviews

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *