29 de setembro de 2024

Eleições OAB-MA: Mozart Baldez é o primeiro candidato a ser sabatinado pela TV Assembleia

 Eleições OAB-MA: Mozart Baldez é o primeiro candidato a ser sabatinado pela TV Assembleia

(Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

A TV Assembleia deu início nesta segunda-feira (12), a uma série de entrevista com os candidatos à presidência da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Maranhão (OAB-MA), e o primeiro participante foi o representante da chapa 1, Reconstruir é a Ordem, Mozart Baldez.

Na ocasião, Mozart Baldez falou sobre o posicionamento da OAB-MA na questão da prestação de contas e transparência da instituição. Falou também sobre a estruturação da entidade, tanto no interior quanto na capital, e explicou que “as crises e soluções para a OAB foram estudadas durante oito meses e que se deve iniciar um trabalho do zero, pois até as regras do Conselho Federal são retrógadas”, assinalou.

Durante a entrevista, o candidato comentou ainda sobre alguns problemas enfrentados pelos advogados maranhenses e afirmou que durante a sua gestão, sua administração será transparente com participação dos associados por meio de assembleias. Além disso, também proporcionará proteção e defesa intransigente das prerrogativas para os advogados e cobrar transparência e agilidade no Judiciário do Maranhão. “Temos que ter cuidado com essa transparência. Nós vamos ter uma administração transparente, com um orçamento participativo, chamando as assembleias para colocar aos associados o que a Ordem tem de patrimônio e onde os seus recursos devem ser investidos”, completou.

Em relação aos jovens advogados e auxílio a quem está entrando no mercado da advocacia, Mozart Baldez afirmou que durante a sua gestão, caso eleito, criará o projeto Incubadora da Advocacia, que tem o propósito de ampliar o campo de atuação dos advogados recém-formados que desejam ingressar em áreas inovadoras do direito.

“Estamos migrando um projeto que nasceu na Califórnia (EUA) e já é trabalhado em Curitiba e Recife para o Estado. Esses jovens receberão orientação de juízes aposentados e professor advogado para atuarem em áreas que não tem muitos profissionais trabalhando. Vamos iniciar o projeto com um polo na capital e em mais seis municípios Imperatriz, Açailândia, Balsas, Santa Inês, Estreito, Porto Franco e Caxias. O maranhão é um grande celeiro da advocacia e devemos dotar os nossos advogados de conhecimento”, ressaltou o candidato.
Finalizando a sua participação, o advogado parabenizou da TV Assembleia pela iniciativa em abrir espaço para os candidatos postulantes à presidência da OAB-MA. “Queria parabenizar a direção da TV Assembleia, que teve essa iniciativa de abrir as portas, para que nós pudéssemos falar para parte do Maranhão sobre nossas propostas”, falou Mozart.

SABATINA

Assim como Mozart Baldez, cada candidato terá 15 minutos (13 minutos de entrevista e mais dois minutos para as considerações finais) para responder a temas sugeridos e livres.

As entrevistas estão sendo mediada pela jornalista Natália Macedo e por Tarcísio Araújo, procurador-geral da Assembleia Legislativa. A iniciativa é da Diretoria de Comunicação e tem como objetivo promover o debate e a apresentação de propostas e ideias, uma vez que a atuação da OAB é de interesse não só da advocacia, mas de toda a sociedade.

Nesta terça-feira (13) será a vez da advogada Sâmara Braúna, candidata à presidência da OAB/MA pela chapa 3 – Força da Inclusão.

0 Reviews