22 de setembro de 2024

Estudantes da rede pública terão vale-livro para a FeliS

 Estudantes da rede pública terão vale-livro para a FeliS
(Foto: Divulgação)

Estudantes de escolas da rede pública municipal da capital – Ensino Fundamental, Educação Infantil e Educação de Jovens e Adultos (EJA) – estarão na programação da 11ª Feira do Livro de São Luís (FeliS), que vai até o dia 19 de novembro, no Centro Histórico de São Luís (Praia Grande). Os alunos participarão de palestras, apresentações culturais, lançamentos de livros, exposições e demais atividades do evento e terão direito a um vale-livro no valor de R$ 30,00.

O vale-livro oportunizará aos estudantes da rede pública municipal e estadual de São Luís adquirir gratuitamente livros durante a 11ª FeliS. Serão beneficiados 10 mil alunos das redes estadual e municipal de ensino.

Feira do Livro

A patrona desta edição é Maria Firmina dos Reis, uma homenagem à escritora maranhense considerada a primeira romancista negra brasileira e que este ano completa 100 anos de falecimento. A escritora ganhou notoriedade por sua ousadia, originalidade e pioneirismo no cenário literário nacional destacando-se como contista, folclorista, poetisa, abolicionista, compositora e primeira romancista brasileira.

Ela abordou temas complexos para o contexto social em que viveu, subvertendo uma ordem imposta que segregava a mulher. Sua trajetória de vida transcende o próprio percurso histórico, configurando-se até hoje, uma personalidade literária que enaltece o gênero feminino.

O objetivo do evento é propiciar o maior acesso ao livro, estimular a formação de novos leitores e incentivar as cadeias produtivas em torno do livro e da mediação da leitura, com uma programação de atividades gratuitas para públicos de todas as faixas etárias, envolvendo a participação direta de escritores, ilustradores, mediadores da leitura e contadores de histórias, artistas, entre outros convidados.

A Feira é uma promoção da Prefeitura de São Luís e do Governo do Estado do Maranhão, por meio das secretarias municipais de Cultura (Secult) e de Educação (Semed), e estaduais de Cultura e Turismo (Sectur) e da Educação (Seduc), tendo como correalizador o Serviço Social do Comércio (Sesc), patrocínio da Vale e Potiguar e apoio da Academia Ludovicense de Letras (ALL), Academia Maranhense de Letras (AML), Associação dos Escritores Independentes (Amei), Associação dos Livreiros do Estado do Maranhão (Alem), Universidade Estadual do Maranhão (Uema) e Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

0 Reviews

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *