22 de setembro de 2024

Estudantes recebem certificados de programa de combate às drogas

 Estudantes recebem certificados de programa de combate às drogas

(Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

Mais de 1.800 estudantes da rede pública de ensino de São Luís foram certificados nesta segunda-feira (18) pelo Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd). O evento aconteceu no Centro de Convenções da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), no Itaqui-Bacanga e reuniu familiares dos alunos, professores, gestores escolares, instrutores do programa e policiais militares.

O Proerd é uma parceria da Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), com o Governo do Estado por meio da Secretaria de Segurança Pública e Polícia Militar do Maranhão (PMMA), e o Consórcio de Alumínio do Maranhão (Alumar).

O programa trabalha com crianças na faixa etária de 10 anos que estudam o 5º ano do Ensino Fundamental nas escolas municipais de São Luís. Renan Douglas Pereira Freire, da Educação Básica (U.E.B.) Padre João Mohana, no bairro São Raimundo, é um dos formandos do Proerd este ano. “Foi muito bom participar do programa. Aprendi que em algumas situações a droga chega a dominar a pessoa de tal forma, que pode até matar, e destruir a vida de outras pessoas. Quero distância das drogas”, declarou Renan.

A professora Annanda Layana Pereira da Silva, da U.E.B. João Mohana, acompanhou todas as aulas do Proerd, observando o comportamento e o desenvolvimento dos seus alunos. “O Proerd ensina, alerta e orienta as crianças de todas as formas, para que fujam das situações de violência e também que poderiam levá-las às drogas. É um programa que se soma ao nosso trabalho, pois, como professores, também alertamos os nossos alunos e orientamos para os riscos a que estão expostos”, observou a educadora.

Além do material didático do Proerd, o programa incluiu reuniões com as famílias, rodas de conversa, debates e a produção de textos feitos pelos estudantes. Os estudantes das melhores redações (66 ao todo) receberam uma medalha de honra, e os quatro melhores textos foram lidos pelos estudantes durante o evento de formatura. E, além das medalhas, as quatro melhores redações deram aos seus criadores/escritores, um tablet. Ao final, cada uma das 34 escolas participantes também recebeu um kit escolar de presente, com materiais pedagógicos.

0 Reviews

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *