25 de setembro de 2024

Exposições Afetos e Hiorlando continuam abertas a visitação até este sábado (17)

 Exposições Afetos e Hiorlando continuam abertas a visitação até este sábado (17)

Cabeça de Girfa de Hiorlando. (Foto: Reprodução)

O Centro Cultural Vale Maranhão está com as exposições Afetos, do fotógrafo Edgar Rocha, e Hiorlando, do artista popular natural de Água Doce do Maranhão, abertas para visitação até este sábado (17).

Afetos, de Edgar Rocha

Viana de Edgar Rocha. (Foto: Reprodução)

A exposição traz um panorama do trabalho do fotógrafo paulistano estabelecido no Maranhão há mais de 40 anos. São 70 fotografias que passeiam por temas como o patrimônio cultural, os navegantes, as celebrações e o especial apreço de Edgar pelos negros, seus saberes e tradições.

A formação estética de Edgar passou pelas artes plásticas, pelo cinema e pelas artes gráfica, que estudou em São Paulo e em Veneza. A luz âmbar, morna e intimista, obtida ao findar o dia é marca característica de seu trabalho. 

Hiorlando, de Hiorlando

Obra Chupacabra de Hiorlando. (Foto: Reprodução)

O artista foi descoberto em Água Doce do Maranhão, pelos pesquisadores do Mapearte, projeto do CCVM em parceria com o Governo e patrocínio da Vale, que localiza e registra os artesãos em atividade no estado. Até então, suas peças eram destinadas apenas para presentear amigos e vizinhos. A exposição mostra cerca de 80 peças esculpidas em madeira, são bichos da água e do seco, como diz.

“Hiorlando desenvolveu uma linguagem própria que faz dele um artista popular muito interessante. Seus bichos de olho vivo e cara sapeca carregam sua alma.”, destaca Paula Porta, curadora das duas exposições. Uma grande conhecedora da arte popular, como D. Zelinda Lima, encantou-se quando viu as primeiras peças trazidas a São Luís pelos pesquisadores.

Cabeça de Girfa de Hiorlando. (Foto: Reprodução)

Nascido em 1963, o artista começou a esculpir há pouco mais de 10 anos, quando um acidente o afastou do trabalho de estivador marítimo e acabou permitindo que seu talento artístico se desenvolvesse.

O Centro Cultural Vale Maranhão funciona de terça a domingo, das 10h às 19h. A entrada é gratuita.

 

0 Reviews

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *