27 de setembro de 2024

Iniciativa vai proteger espécies ameaçadas no Maranhão

 Iniciativa vai proteger espécies ameaçadas no Maranhão

Galo de campina está na lista de animais com ameaça de extinção no Maranhão. (Foto: Reprodução)

Galo de campina está na lista de animais com ameaça de extinção no Maranhão. (Foto: Reprodução)

Uma iniciativa do Ministério do Meio Ambiente (MMA) vai alocar cerca de US$ 13 milhões para minimizar impactos sobre a biodiversidade do Brasil. A Estratégia Nacional para Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção (Projeto GEF-Pró-Espécies) vai atuar no Maranhão e mais 12 estados, totalizando 9 milhões de hectares. A expectativa é que até 2022 sejam tomadas medidas para proteção de todas as espécies ameaçadas do País.

Com recursos do Fundo Mundial para o Meio Ambiente (GEF, da sigla em inglês para Global Environment Facility Trust Fund), o projeto tem duração prevista de quatro anos. Objetivo é atuar na prevenção, conservação, manejo e gestão para minimizar as ameaças e o risco de extinção de espécies, integrando União, estados e municípios na implementação de políticas públicas.

A espécie de pássaro Maracanã também está na lista de animais com ameaça de extinção no Maranhão. (Foto: Reprodução)

O Brasil é o país mais megadiverso do mundo, com mais de 163 mil espécies conhecidas, sendo 3.286 consideradas ameaçadas.

Dentre as ameaças à biodiversidade estão a degradação de ambientes naturais, extração ilegal, expansão urbana, ampliação da malha viária, incêndios florestais, formação de lagos para hidrelétricas e mineração.

0 Reviews