21 de setembro de 2024

Lixo reciclável gera descontos na conta de energia

 Lixo reciclável gera descontos na conta de energia
Público-Alvo: clientes de baixa tensão, residenciais, de toda a área de concessão da CEMAR. (Foto: Reprodução)

Criado em 2011, o projeto Ecocemar despertado em vários maranhenses a cultura da reciclagem como proposta de incentivar atitudes simples, responsáveis e conscientes, como a coleta seletiva, pois reciclar é uma forma de ajudar o meio ambiente.

O projeto constitui um novo paradigma social e uma nova forma de tratamento e de pagamento das contas de energia elétrica da população, baseado na economia de energia gerada no reprocessamento e não na produção a partir da matéria prima.

A coleta seletiva também ajuda a reduzir o valor da conta de energia, já que o cliente recebe o bônus referente ao valor do material reciclável de acordo com a quantidade e tipo de material entregue no posto de coleta, com destinação do material à indústria de reciclagem.

Além dos consumidores, quem também tem reduzido o valor de suas contas de energia elétrica com o benefício do Ecocemar são as instituições filantrópicas, pois os clientes podem escolher para quem fazer a doação do bônus.

Atualmente, o projeto conta com 21 postos de coleta do Ecocemar, 15 em São Luís, 1 em São José de Ribamar, 3 em Imperatriz, 1 em Timon e 1 em Caxias.

Posto de coleta localizado na Lagoa da Jansen em São Luís (Foto: Reprodução)

NúmerosTotalizando mais de 70 mil clientes em seis anos de projeto, o Ecocemar entregou mais de 1 milhão de reais em bônus, nas contas de energia de clientes, E doações.

Entretanto, os resultados que o projeto trouxe vão muito mais além. O total de resíduos que não foram parar no meio ambiente nestes seis anos equivale a 18 mil toneladas.

Com 11 mil toneladas de papel reciclado pelo Ecocemar 117 mil árvores deixaram de ser cortadas, o que equivale a 1.118 campos de futebol. Com 5 mil toneladas de plásticos reciclados pelo projeto 51 barris de petróleo deixaram de ser extraídos da natureza. Foram recolhidas 1.783 toneladas de metal equivalente a 338 vagões de metrô.

O que o Ecocemar aceita?

Papel: papelão, revistas, livros, jornal, etc;

Plástico: garrafa pet, sacolas, embalagens, PVC, etc;

Metal: aço inox, lata, ferro, alumínio, bronze, chumbo, panela de alumínio e bateria de carro;

Embalagens tipo Tetra Pak (caixinhas de leita, suco, creme de leite, extrato de tomate e leite condensado…);

Resíduo Orgânico: óleo de cozinha.

Resíduos eletrônicos: pilhas, baterias, sucatas de celulares. Descarte somente em postos fixos (Não gera bônus de desconto)

Para participar do projeto é muito simples. Basta ir aos postos de coleta do Ecocemar com a conta de energia, solicitar o cartão Ecocemar gratuitamente. Ao levar os resíduos separados por tipo, limpos e secos o cartão deve apresentado em todas as entregas para que o bônus seja registrado.

Ter uma atitude sustentável e solidária só depende da vontade de cada um. Caso alguma empresa ou pessoa queira também fazer parte deste time, basta procurar um dos postos do Ecocemar ou se informar pelo site www.cemar116.com.br<http://www.cemar116.com.br> e também nas redes sociais: facebook www.facebook.com/cemar116<http://www.facebook.com/cemar116> e Twitter @CEMAR_MA.

0 Reviews

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *