22 de setembro de 2024

Luta, dança e resgate com robôs mostram tecnologia que estudantes aprendem no IEMA

 Luta, dança e resgate com robôs mostram tecnologia que estudantes aprendem no IEMA
(Foto: Divulgação)

Divididos em cinco modalidades apresentadas no Torneio Juvenil de Robótica, 17 equipes de estudantes do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) estão tendo a oportunidade de mostrar ao público em geral  o que vêm desenvolvimento na inovação tecnológica.

O evento organizado pela Pró-reitoria de Pesquisa, Inovação e Extensão do IEMA (Propex) vai até este sábado no Golden Shopping, no bairro Calhau, em São Luís.

Com apoio dos investimentos realizados pelo Governo do Maranhão em educação tecnológica, os projetos estão sendo desenvolvidos por alunos do IEMA das cidades de São Luís, Pindaré-Mirim e Bacabeira.

No total, devem participar 135 equipes de todo o Brasil, envolvendo 11 estados da federação.  Os finalistas foram os vencedores das etapas estaduais do campeonato. Os vencedores seguirão para um concurso internacional que vai acontecer em 2018.

O evento é uma oportunidade de mostrar parte dos resultados dos projetos incentivados pelo Governo do Maranhão e desenvolvidos por professores e estudantes na área de robótica.

Viagem ao centro da terra

A primeira modalidade é uma viagem ao centro da terra, na qual o robô de resgate detecta um objeto e o retira do ambiente. A outra é dança livre, onde o robô é programado para fazer uma coreografia.

A terceira modalidade é cabo de guerra: são duas plataformas e dois robôs, e o vencedor é quem puxar com mais força. A quarta será o sumô. Nessa, dois robôs estarão em uma arena para competir e ver quem tem a melhor e vantajosa força física.

Dando encerramento, a última modalidade é a de resgate de alto risco, onde o robô entra em dois planos e retira o objeto do segundo plano.

 

Aprendendo com gosto

Para o  secretário da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Davi Telles,  os projetos de robótica encantam os estudantes e se tornam uma ferramenta de extrema importância para o aprendizado de disciplinas como física, matemática entre outras disciplinas.

Da competição

Durante a competição, cada equipe precisa apresentar um projeto de pesquisa com uma solução inovadora para o tema, além de planejar, projetar e construir robôs com peças variadas.

Esse mesmo protótipo terá de concluir missões na mesa da competição e, finalmente, cada grupo deve mostrar que sabe trabalhar em equipe. Tudo contará como avaliação para validar o os vencedores da competição.

Esta é a segunda vez que o evento acontece no Maranhão, o primeiro foi realizado em 2016 na unidade plena de Pindaré-Mirim graças ao apoio e empenho que o Governo do Estado vem direcionando a esta área. Em 2016 participaram da competição escolas dos municípios de Açailândia, Imperatriz, Santa Inês, São Luís, Bacabeira, entre outras.

0 Reviews

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *