22 de setembro de 2024

Maranhão registra saldo positivo na geração de emprego

 Maranhão registra saldo positivo na geração de emprego
(Foto: Divulgação)

Outubro foi um mês importante para o Mercado de Trabalho no Maranhão. Com alta de 0,20% em relação a setembro, foram criados, ao todo, 932 novos postos, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho.

A criação de empregos colocou o Estado em uma melhor posição no saldo comparativo do mercado de trabalho brasileiro: o Maranhão ficou em 13º lugar entre os 26 Estados e o Distrito Federal.

Segundo dados do CAGED, o Comércio e a Agropecuária concentram a maior parte das admissões líquidas, enquanto a Indústria de transformação eliminou 801 empregos. Destaca-se, também, que os setores da Construção Civil e dos Serviços, com o resultado positivo do mês de outubro, já marcam o sétimo mês consecutivo de geração de emprego formal.

No acumulado até outubro deste ano, foram registradas 2,3 mil contratações líquidas – uma variação positiva de 12,2 mil vagas em relação ao mesmo período de 2016.

Por outro lado, o setor com maior número de desligamentos líquidos ao longo do ano continua sendo o Comércio (-2,1 mil). No que se refere à abertura por municípios, São Luís registra pela primeira vez saldo positivo no acumulado de 2017, com contribuição principalmente do setor de Serviços. Contudo, o setor Comércio segue aprofundando as demissões líquidas na maioria dos municípios maranhenses.

0 Reviews

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *