28 de setembro de 2024

Moradores do João de Deus realizam evento em combate à Aids

 Moradores do João de Deus realizam evento em combate à Aids

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Realizado na última quarta-feira (06), na U.E.B Maria José Vaz dos Santos, no bairro João de Deus, a atividade ao dia alusivo da Luta contra a AIDS. Compareceram alunos do EJA e grupo de líderes comunitário. O evento foi em Parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e do Projeto Viva Melhor Sabendo Jovem, ligado à UNICEF. O multiplicador e educador social Gabriel, explicou aos presentes sobre prevenção combinada, como usar de forma correta o preservativo masculino e feminino, desmitificou mitos e verdades sobre HIV/AIDS.

 

Dezembro é conhecido como o mês de alerta contra o HIV/AIDS. Durante todo o mês, são desenvolvidas diversas ações para prevenir e alertar do risco da pratica de sexo sem preservativos, o uso de drogas injetáveis e transfusão do sangue infectado com o vírus. Para evitar a transmissão da AIDS, recomenda-se o uso de preservativo durante as relações sexuais, a utilização de seringas e agulhas descartáveis e o uso de luvas para manipular feridas e líquidos corporais, bem como testar previamente sangue e hemoderivados para transfusão.

 

Foto: Divulgação/Organização do Evento

 

O preconceito é algo que precisa ser combatido, a sua ação sem prévio conhecimento pode ser fatal para quem precisa de cuidado, em especial amor. Apesar de o Brasil ter um dos melhores tratamentos contra HIV/Aids em todo o mundo — reconhecido e recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) —, a exclusão social e o preconceito sofridos pelos portadores do vírus ainda são um grande obstáculo. O mor ao próximo e o conhecimento da informação de como a doença pode ser tratada, mostra que o soro positivo pode viver tranquilamente em sociedade e se seguir todas as prescrições médicas, poderá ter uma vida tranquila.

 

Foto: Divulgação/Organização do Evento

 

O Prof. Wenderson Vasconcelos, líder comunitário do bairro João de Deus e  um dos organizadores da ação alusiva da Campanha Dezembro Vermelho no bairro, acredita que se a sociedade tomar conhecimento que o infectado com o vírus da AIDS, não representa riscos para outro, pois toma os cuidados necessários, o preconceito diminui e existirá mais humanidade e compressão para com o soro positivo.  O evento foi realizado em parceria entre os moradores do bairro João de Deus e a secretaria de saúde do município, coordenação do programa IST’s /AIDS, E o Centro de Testagens e Aconselhamento – CTA – Anil. O Tema da Campanha Dezembro Vermelho no João de Deus foi: Quem vê cara, não vê HIV.

0 Reviews