21 de setembro de 2024

Mudanças climáticas e seca no Maranhão é tema de Workshop

 Mudanças climáticas e seca no Maranhão é tema de Workshop
(Foto: Reprodução)

Foi realizado um workshop “Mudança Climática e Seca no Maranhão: impactos e cenários futuros”. O evento, uma parceria das secretarias de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA) e Agricultura e Pesca (Sagrima), aconteceu no auditório Josué Montello da Universidade Ceuma, Renascença.

O workshop discutiu os impactos da seca no período de 2010 a 2016 no Maranhão, debateu os cenários climáticos que apontam para secas mais frequentes e intensas que atingiram diversas áreas do estado, inclusive áreas de interesse econômico que não tem tradição de secas, além da necessidade de organização de políticas públicas para enfrentar os cenários climáticos.

Durante o evento, foi lançado o livro ‘Parcerias Estratégicas’, que trata as temáticas relevantes para o aprimoramento das políticas na área da Ciência, Tecnologia e Inovação. Nesta edição, o foco esteve em registrar a seca no Brasil, tanto do ponto de vista dos impactos como das ações governamentais de mitigação.

No livro, SEMA, Sagrima, UEMA, IFMA e Ceuma assinam um artigo sobre a vulnerabilidade do Maranhão a eventos de secas, destacando as regiões mais atingidas e os impactos sofridos.

Engenheiro agrônomo da Sagrima, Messias Nicodemos destacou a importância desta publicação para o Maranhão, sobretudo por se tratar de um estado agrícola. “Por meio do livro, discutimos o impacto das secas que ocorreram no período de 2010 a 2016 com o reflexo principal nas queimadas, devido aos altos índices de incêndios nos últimos anos”.

Para o universitário Francisco Pontes, o evento contribuiu para sua formação. “Este evento é muito relevante para a minha carreira acadêmica, pois climatologia é um assunto muito presente no nosso dia a dia, além de ser um fator imprescindível para os estudos que estou realizando para o meu trabalho de conclusão de curso. Participar desse workshop está sendo muito positivo”, finalizou.

0 Reviews

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *