30 de setembro de 2024

Ponto de lixo irregular no Cohatrac passará a ser um Ecoponto

 Ponto de lixo irregular no Cohatrac passará a ser um Ecoponto

A Prefeitura de São Luís á iniciou a limpeza do local para implantação do Ecoponto. (Foto: Divulgação)

A Prefeitura de São Luís á iniciou a limpeza do local para implantação do Ecoponto. (Foto: Divulgação)

A Prefeitura de São Luís segue implantando novos Ecopontos em São Luís e iniciou esta semana a limpeza do terreno onde será construído o Ecoponto Itapiracó. O equipamento será o primeiro do bairro Cohatrac e faz parte do pacote dos cinco novos Ecopontos que serão entregues em São Luís e vão somar aos 11 já em pleno funcionamento. A implantação dos novos Ecopontos integram a macro política de resíduos sólidos e reforça o trabalho rotineiro de limpeza urbana na cidade.

O Ecoponto Itapiracó ficará localizado na Avenida Joaquim Mochel, Cohatrac IV. Atualmente, o bairro Cohatrac é abrangido pelos Ecopontos Angelim e Habitacional Turu, entretanto, por se tratar de uma área bastante populosa e com pontos crônicos de descarte irregular, desde o início da implantação da política dos Ecopontos, a Prefeitura de São Luís estava realizando estudos técnicos para localizar uma área em que o equipamento de limpeza pudesse ser construído na área.

O terreno na Avenida Joaquim Mochel, próximo à área conhecida como Campo do Leozão, foi escolhido por ser um ponto crítico de descarte irregular no bairro. Para conter o acúmulo de lixo no local, a Prefeitura matinha o serviço de remoção mecanizada de forma regular na área. Como o terreno fica próximo à Área de Proteção Ambiental (APA) do Itapiracó, o descarte irregular na região representava risco de poluição ambiental, outro motivo que justificou a aprovação das licenças ambientais necessárias para a construção do Ecoponto na localidade.

A presidente do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, Carolina Moraes Estrela, informou que o Ecoponto Itapiracó não será o único equipamento do tipo implantado no Cohatrac. “Por orientação do prefeito Edivaldo iniciamos os preparativos para a construção do Ecoponto Itapiracó e estamos licenciando outra área no Cohatrac para a implantação de mais um Ecoponto para que possamos combater de forma definitiva o descarte irregular nessa região.”, disse.

LIMPEZA DA ÁREA

(Foto: Divulgação)

Para que sejam iniciadas as obras de construção do Ecoponto Itapiracó, está sendo feita a limpeza de toda a área. Os resíduos descartados irregularmente foram recolhidos por meio do serviço de remoção mecanizada. Também estão sendo feitos serviços de capina, roçagem e catação dos resíduos que não podem ser coletados pelas máquinas. Em janeiro, as obras já estarão em andamento e a previsão é de que os serviços sejam concluídos até o final de fevereiro. “Nós sabemos que este é um período de muitas chuvas em São Luís, mas vamos avançar o mais rápido possível para entregar o Ecoponto Itapiracó à comunidade”, afirmou Carolina Moraes Estrela.

A obra do Ecoponto vai ajudar a resolver um problema antigo da região que é o acúmulo de lixo na via pública. Moradores do entorno também reclamam da falta de consciência de quem joga lixo no local. É o caso de João Carlos Gomes. “Este é um problema muito antigo na nossa comunidade, que já provocou diversas reclamações. A Prefeitura vem, faz a limpeza, mas assim que as equipes de limpeza saem do local começam os descartes irregulares novamente. Quem sofre é quem mora aqui e precisa conviver com os problemas causados pelo lixo acumulado”, disse.

NOVOS ECOPONTOS

O Ecoponto Itapiracó faz parte do pacote de cinco novos Ecopontos, cuja ordem de serviço foi assinada pelo prefeito Edivaldo no dia 30 de outubro deste ano. As obras estão seguindo um cronograma para que sejam entregues ainda no primeiro semestre de 2019. A meta é encerrar o ano com 20 Ecopontos em funcionamento. Atualmente, já são 11 Ecopontos implantados, que atendem a população da capital, sobretudo os moradores dos 104 bairros de São Luís que ficam próximos aos Ecopontos em atividade.

O Ecoponto Centro, localizado no Anel Viário está com mais de 80% das obras concluídas. Ele terá ainda um galpão de triagem para materiais recicláveis anexo, facilitando o trabalho da Associação de Catadores de Material Reciclável (Ascamar), para quem o espaço será cedido. Já está em construção também o Ecoponto Mata Roma (Cidade Operária). Fechando o pacote de cinco novos equipamentos. Há ainda os Ecopontos Sacavém, na Avenida dos Africanos, e Vila Isabel, na área Itaqui-Bacanga, que também contará com galpão de triagem que será cedido à Cooperativa de Reciclagem de São Luís (COOPRESL).

0 Reviews