24 de setembro de 2024

Porto do Itaqui aumenta exportação de soja

 Porto do Itaqui aumenta exportação de soja

(Foto: divulgação)

(Foto: divulgação)

O Porto do Itaqui mantém a curva de crescimento na exportação de soja. No primeiro trimestre deste ano, foram enviadas para fora quase 922 mil toneladas do grão, 5% a mais que no mesmo período do ano passado, quando foi alcançada a marca de 878 mil toneladas.

Embarcações de diversas partes do mundo – como China, Espanha e Holanda – atracaram no Itaqui para levar a soja produzida não só no Maranhão, mas também em Tocantins, Mato Grosso, Piauí e Pará. Isso mostra como o Porto do Itaqui se tornou um empreendimento estratégico para os Estados vizinhos escoarem a produção.

A exportação de soja respondeu por 29% do total de movimentações do Porto do Itaqui entre janeiro e março de 2018. Os derivados de petróleo vieram em seguida. Celulose, fertilizantes e cobre também fazem parte das cargas mais movimentadas no primeiro trimestre deste ano.

Para levar e trazer toda essa carga, foram feitas cerca de 160 atracações no período, com embarcações de países como EUA, Alemanha, Marrocos, Canadá, Arábia Saudita, Rússia, Japão e Emirados Árabes Unidos.

0 Reviews

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *