21 de setembro de 2024

Prédio reformado da Reffsa vira ponto turístico em São Luís

 Prédio reformado da Reffsa vira ponto turístico em São Luís
Na fachada da Reffsa, imagens da cultura maranhense, em São Luís — Foto: Handson Chagas

O que antes era o prédio de uma estação ferroviária que ficou sem uso com o passar dos anos, agora se tornou novo um cartão-postal de São Luís. Após investimento de R$ 7,5 milhões, o prédio da Reffsa, na Avenida Beira-Mar, foi totalmente reestruturado para se tornar um complexo cultural aberto ao público.

Inaugurado no dia 12 de novembro, o prédio agora reúne um museu ferroviário e portuário, um polo tecnológico para desenvolvimento de startups, além de uma série de outros atrativos para maranhenses e turistas, como sorveteria, cafeteria, vídeo mapping e decoração natalina.

Segundo o Governo do Maranhão, os R$ 7,5 milhões investidos no espaço foram oriundos do Tesouro Estadual. Gestora da Reffsa, Paula Maciel, ressaltou a importância do espaço revitalizado para o Maranhão. “Aqui as pessoas vão conhecer a história da ferrovia, do porto maranhense e a evolução econômica e tecnológica, a partir da década de 80. Temos também vídeos com depoimentos de antigos funcionários e uma série de alternativas para entretenimento e diversão para quem vier visitar”, explica.

“Por indicação do meu professor estou aqui e achei interessante, bonito, moderno, aconchegante e muito tecnológico. Trazer de volta essa história da rede ferroviária, que eu me lembro de quando era garoto, passava na minha cidade e funciona até hoje, faz a gente voltar ao tempo. Acho muito boas essas melhorias, que são importantes para a cidade e para a população”, disse o servidor público, Mário Belo Neto.

Maravilhado com o vídeo mapping, o servidor público Allison Ribeiro destacou que “é um atrativo turístico importante para a cidade e por ver nosso espaço mais bonito”. O servidor já conhecia o video mapping e quando soube da apresentação na Reffsa foi conferir. “Fiquei sabendo que teria aqui e achei muito bem feito, muito bonito e é uma homenagem à nossa cultura e nossa cidade”, enfatizou.

A técnica do vídeo mapping é a projeção de vídeo em superfícies irregulares, por meio de mapeamento. Dessa forma, transforma o espaço – no caso, a fachada da Reffsa -, em um espetáculo de luz e som. As imagens serão exibidas das 18h às 22h, com apresentações a cada 30 minutos com narrativas visuais que remetem à história ferroviária do Estado e ao passado do prédio.

Leia mais notícias em RadioNoticiaMaranhao.com.br e siga nossas páginas no Facebook, no YouTube e no Instagram. Envie informações à Redação do Rádio Notícia Maranhão por WhatsApp pelo telefone (98) 99121-5205.

0 Reviews

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *