24 de setembro de 2024

Profissionais são orientados sobre mudanças no Calendário de Vacinação

 Profissionais são orientados sobre mudanças no Calendário de Vacinação

(foto: divulgação)

(foto: divulgação)

Com a mudança no Calendário Básico de Vacinação 2018, o Governo do Estado orienta profissionais para alterações nas faixas etárias para crianças, adolescentes e adultos. Nesta terça-feira (06), os técnicos responsáveis pela Imunização das 18 Unidades Regionais de Saúde e dos municípios da Região Metropolitana iniciaram o treinamento na Central Estadual da Rede de Frio, em São Luís.

As mudanças no calendário incluem as vacinas contra varicela, meningite e febre amarela*. De acordo com o Ministério da Saúde (MS), a vacina contra varicela (catapora) será aplicada em duas doses: aos 15 meses de idade e para crianças de 4 a 6 anos. O objetivo é aumentar a proteção e prevenir surtos da doença em creches e escolas.

Também será disponibilizada a aplicação da vacina contra a febre amarela em crianças de 9 meses de idade. Outra mudança é a vacina meningocócica C conjugada para adolescente entre 11 e 14 anos. Será aplicado um reforço ou a dose única, dependendo da situação da pessoa. Antes, a vacina era aplicada apenas em crianças de até 4 anos que perderam as duas primeiras doses (3 e 5 meses), além do reforço oferecido aos 12 meses.

As vacinas são gratuitas e estão disponíveis nas salas de vacinação das unidades da rede pública de todo o estado. “A expectativa é ampliar a proteção das crianças e adolescentes, além de diminuir o estado de portador, protegendo também a população de outras faixas etárias, diminuindo, assim, a população suscetível a essas doenças”, disse a chefe do Departamento de Doenças Imunopreveníveis, Helena Almeida.

O calendário de vacinação, que passa por adequação anual feita pelo Ministério da Saúde (MS), foi abordado durante o treinamento por apresentar as mudanças no esquema vacinal da varicela e meningite. A prevenção contra Febre Amarela, pelo fato de o estado fazer parte de área endêmica da doença, também foi destacada.

0 Reviews

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *