24 de setembro de 2024

Projeto de educação em saúde é apresentado

 Projeto de educação em saúde é apresentado
(Foto: Divulgação)

Secretários e gestores municipais de saúde que participam da reunião mensal da Comissão Intergestores Bipartide (CIB) conheceram no auditório do Hospital Nina Rodrigues, o Projeto Educação em Saúde: fortalecimento das ações de proteção a pessoas em situação de vulnerabilidade, uma parceria do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e secretarias municipais. A CIB é coordenada pela SES, em parceria com o Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems).

A proposta do Projeto Educação em Saúde é promover a formação continuada de multiplicadores e profissionais da saúde que atuam com população em vulnerabilidade social (negros e quilombolas, pessoas em situação de rua e população do campo, floresta e água) de 52 municípios maranhenses, que possuem polos do IFMA.

“Esse trabalho é fundamental para capacitar a sociedade e os nossos agentes de saúde. É um projeto ousado que terá a parceria da SES e das secretarias municipais de saúde. O estado já tem um núcleo permanente de educação, mas o trabalho através do IFMA tem outro olhar, voltado para a criação de multiplicadores na sociedade. Dessa forma, completamos uma política com a outra”, afirmou o secretário de Estado da Saúde e presidente da CIB, Carlos Lula.

O deputado federal Juscelino Filho acredita que o projeto é inovador, na medida em que une qualificação, educação à distância e formação em saúde. “Me sinto gratificado em fazer parte de um projeto assim. Tenho certeza que será um sucesso, não só pela competência do IFMA, mas também pela grandeza do projeto”, comentou.

O recurso para a execução do Projeto é de R$ 5 milhões, garantido pelo deputado junto ao Ministério da Saúde.

Qualificação em saúde

O Projeto ‘Educação em Saúde: fortalecimento das ações de proteção a pessoas em situação de vulnerabilidade’, cuja execução será do IFMA e coordenação da SES, fará a capacitação de multiplicadores em saúde para atuarem junto à população em vulnerabilidade social em 52 cidades maranhenses.

“O IFMA foi provocado a realizar esta capacitação junto às comunidades mais necessitadas. Vamos fazer o projeto pedagógico e capacitar os multiplicadores, para que eles alcancem a população vulnerável. Serão instruções sobre saneamento, endemias e muitos outros assuntos, para que possamos propagar a ideia de menos doença e mais saúde”, disse o reitor do IFMA, Roberto Brandão.

Na primeira etapa, a perspectiva é qualificar cerca de 5 mil pessoas. A formação acontecerá por meio dos Fóruns Integradores presenciais, no quais serão trabalhados cinco eixos: prevenção à violência, segurança alimentar, ações de inclusão em saúde, saúde do trabalhador e prevenção ao uso de substâncias psicoativas.

A segunda etapa do projeto, que tem a estimativa de atingir 30 mil pessoas, vai acontecer através do módulo de formação online do IFMA.

A CIB

A Comissão Intergestores Bipartite (CIB) é um espaço estadual de articulação e pactuação política que tem o objetivo de orientar, regulamentar e avaliar os aspectos operacionais do processo de descentralização das ações de saúde e funcionamento dos serviços integrados em redes de atenção à saúde.

0 Reviews

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *