23 de setembro de 2024

Projeto leva atendimento inclusivo a maternidades

 Projeto leva atendimento inclusivo a maternidades
(Foto: divulgação)

O Projeto Saúde em Libras, ação integrada da secretaria de Estado da Saúde (SES) e Escola Técnica do SUS, tem garantido que um dos princípios fundamentais do Sistema Único de Saúde (SUS), a universalidade, se fortaleça no Maranhão. O projeto pioneiro no estado já tem garantido que mulheres surdas tenham o acompanhamento profissional que se expresse em Libras em maternidades de São Luís.

Através do projeto, profissionais de saúde das unidades estaduais, sejam elas de urgência e emergência, alta complexidade ou saúde mental, dentre outros, participam de treinamento para se comunicar na Língua Brasileira de Sinais (Libras), qualificando o atendimento de pessoas surdas na rede pública estadual de saúde. Inicialmente, o curso está sendo ministrado a 90 profissionais ligados às maternidades em São Luís.

As aulas de libras acontecem duas vezes na semana para duas turmas distintas com profissionais das maternidades de Alta Complexidade do Maranhão, Benedito Leite e Nossa Senhora da Penha.

Para a supervisora de atendimento do Hospital e Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão, Maria de Nazaré Teixeira, ter o acompanhamento de um profissional que entenda e se expresse em Libras garante mais segurança à paciente, que se sente acolhida em sua totalidade e tem a certeza de que será entendida.

0 Reviews

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *