20 de setembro de 2024

Radares são aferidos nas BRs do MA

 Radares são aferidos nas BRs do MA

A verificação, que será realizada ao longo do mês de setembro, tem caráter obrigatório e deve ser feita anualmente. ( Foto: Divulgação / Inmeq)

Verificação será realizada ao longo do mês de setembro e tem caráter obrigatório ( Foto: Divulgação / Inmeq)

O Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial do Maranhão (Inmeq-MA), órgão delegado do Inmetro no Estado, iniciou, nesta segunda-feira (11), a verificação metrológica periódica de 92 radares e barreiras eletrônicas instaladas ao longo das rodovias federais no Maranhão.

Os trechos a serem fiscalizados são os das BRs 135, 316, 010, 222 e 230, compreendendo um total de 21 municípios. A verificação, que será realizada ao longo do mês de setembro, tem caráter obrigatório e deve ser feita anualmente, visando atender ao Regulamento Técnico Metrológico, aprovado pela Portaria 115/1998 do Inmetro.

Os equipamentos estão instalados ao longo das rodovias em trechos nos municípios de Bom Pedro, Bacabal, Codó, Santa Antônio dos Lopes, Caxias, Timon, Peritotó, Presidente Dutra, Caxias, Imperatriz, Açailândia, Porto Franco, Buriticupu, Estreito, São João dos Patos, Pastos Bons, São Domingos do Azeitão, São Raimundo das Mangabeiras, Barão de Grajaú, Balsas e Riachão.

Os radares e barreiras eletrônicas foram instalados e são operados por empresas contratadas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT), que solicita ao Inmeq-MA a verificação metrológica anual.

“O trabalho do Inmeq-MA é constatar as condições de uso dos equipamentos para verificar a exatidão das medições”, explica o presidente do INMEQ-MA, Geraldo Carvalho Júnior. Após a verificação metrológica, o equipamento recebe selo, lacre e o laudo do órgão delegado do Inmetro comprovando que as marcações de velocidade estão corretas. A instalação dos equipamentos visa fazer com que o motorista reduza a velocidade nas estradas do Maranhão onde possuem povoados e cidades, e por consequência, reduzir o número de acidentes. As velocidades, dependendo do trecho, variam de acordo com estabelecido pelo DNIT.

0 Reviews

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *