22 de setembro de 2024

Responsabilidade social e ambiental será discutida na Expo Indústria 2017

 Responsabilidade social e ambiental será discutida na Expo Indústria 2017

 

 

Durante os três dias de programação, serão realizadas, na Arena da Sustentabilidade, vários painéis sobre temas como Fontes Alternativas de Energia, Logística Reversa e Reciclagem de Resíduos Industriais, além de apresentação de cases (Foto: Divulgação/ Ascom-Fiema)

As principais ações sustentáveis desenvolvidas pelas indústrias no Maranhão poderão ser conhecidas pelo público que comparecer à Expo Indústria Maranhão, realizada pelo Sistema FIEMA (SESI, SENAI, IEL e FIEMA) com com realização do Governo do Estado e Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-MA), nos dias 8, 9 e 10 de novembro, no Multicenter Sebrae (Cohafuma), na Arena da Sustentabilidade, espaço que é uma das novidades deste ano.

O espaço, que é patrocinado pela empresa Omega Energia, destacará a responsabilidade social e ambiental da indústria maranhense. Os visitantes poderão conhecer projetos voltados para a proteção das águas, ações de combate às mudanças climáticas, consumo e produção responsáveis e iniciativas voltadas para a elaboração e o aprimoramento de fontes de energia alternativa. Também serão realizados no local bate-papos com pesquisadores e especialistas no assunto.

Durante os três dias de programação, serão realizadas, na Arena da Sustentabilidade, vários painéis sobre temas como Fontes Alternativas de Energia, Logística Reversa e Reciclagem de Resíduos Industriais, além de apresentação de cases. A abertura do espaço, no dia 8, será a partir das 19h com a presença do presidente do Conselho Temático do Meio Ambiente (CTMA) da FIEMA, Benedito Mendes.

Ações

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-MA) tem sido um grande incentivador para que essas práticas sustentáveis tornem-se cada vez mais comuns no setor industrial maranhense. De acordo com Scheherazade Bastos, coordenadora de Educação Profissional, Tecnologia e Inovação do SENAI-MA, algumas dessas ações incluem cursos de iniciação e aperfeiçoamento, além do incentivo por meio de editais. Ela explica que, atualmente, são oferecidos pelo SENAI-MA os cursos de Eletricidade Básica e Sistema Fotovoltaico (iniciação) e o curso de Montador de Sistemas Fotovoltaicos isolados.

“O SENAI possui uma casa no CEPT (Centro de Educação Profissional e Tecnológica), no Distrito Industrial, preparada para uso de energias renováveis (solar e eólica) e já temos cursos de implantação dos sistemas fotovoltaicos (solar). Hoje, com a parceria da Schneider Eletric (multinacional francesa que fabrica produtos elétricos), temos o material para a realização desses cursos de energia solar. É importante preparar essa mão de obra para a instalação das placas conversoras”, detalha Scheherazade Bastos.

Além disso, outra iniciativa do SENAI/MA para incentivar a sustentabilidade no setor industrial maranhense são as consultorias que começarão a ser disponibilizadas em novembro, por meio do Programa Brasil Mais Produtivo, de eficiência energética. O Programa é coordenado pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços – MDIC e realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI, Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial – ABDI e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – Apex-Brasil, com a parceria do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae e apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES.

“O programa visa otimizar o fluxo de produção das empresas, reduzindo o consumo e a despesa de energia. Além disso, o SENAI também apoiou o desenvolvimento de cinco projetos de empresas por meio do Edital SESI/SENAI de Inovação”, destaca Scheherazade Bastos, detalhando que os projetos aprovados foram de cerâmica plástica, ecoplaca, biogás a partir do soro do leite, tijolo ecológico e conversor para sistemas fotovoltaicos (Enova acqua).

Programação – Arena de Sustentabilidade

Dia 8/11

19h – Painel de Abertura – Benedito Mendes, presidente do Conselho Temático de Meio Ambiente da FIEMA

20h – Painel: Fontes Alternativas de Energia – As Rampas Eólicas – Prof. Mauro Sérgio Silva Pinto (UFMA); Energias Alternativas – Carolina Guimarães (Omega Energia)

21h – Bate-Papo: Redes Elétricas Inteligentes – Prof. Shigeaki Lima (UFMA); Medição e Validação do Consumo de Energia usando Dispositivos Móveis, técnicas de Processamento de Imagens e Inteligência Computacional, Prof. Dr Aristofanes Correa Silva (UFMA) – Case Industrial: Elétrica Visão

Dia 9/11

17h – Logística Reversa – Profa. Dra. Ana Zandomeneghi (UFMA); Case Industrial: Recycle – Resíduos Eletrônicos e Lâmpadas

18h – Reciclagem de Resíduos Industriais Prof. Dr. Luís Carlos Alves Venâncio (UFMA) – Case Industrial: Reuso da Água com Alumar e Ambev

19h – Edifícios inteligentes rumo ao carbono zero – Pitagoras Group (Portugal) – Case Industrial: Edeconsil

20h – Boas Práticas em Gestão de Resíduos Sólidos – Profª Cláudia Costa (UEMA) – Case Industrial: CEMAR e a EcoCemar

21h – Sustentabilidade de Recursos Pesqueiros  – Professora Zafira Almeida (UEMA) Cases Industriais: ÁguaBrazil

Dia 10/11

17h – Case Industrial: Cerâmica BB Mendes

Replantio de Eucalipto para Consumo da Indústria como Fonte de Energia – Case Industrial: Suzano

18h – Cases Industriais: Vale e Eneva

19h – Entrega de Certificados das Empresas Atendidas no Programa Brasil Mais Produtivo em São Luís (MA)

0 Reviews

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *