24 de setembro de 2024

‘Salvar vidas no trânsito compensa’, diz comandante do BPRV sobre blitz

 ‘Salvar vidas no trânsito compensa’, diz comandante do BPRV sobre blitz

Em entrevista ao programa Na Hora, da Radio 92.3 FM, coronel Augusto Carlos Soares Magalhães apresenta balanço das operações do Batalhão de Policiamento Militar Rodoviário (BPRV) e afirmou que ações da Lei Seca ajudaram a poupar cerca de 2 mil vidas no trânsito maranhense.

Fiscalização do BPRV tem caráter pedagógico”, diz Coronel Augusto Magalhães, comandante da corporação

Com o objetivo de esclarecer operações do Batalhão de Policiamento Militar Rodoviário (BPRV), o coronel Augusto Carlos Soares Magalhães, que é comandante da corporação, concedeu entrevista à Rádio 92.3 FM nessa sexta-feira (30), na sede da emissora na Grande São Luís. Entrevistado no programa Na Hora, pelo jornalista Isaías Rocha e pelo radialista Flavio Chocolate, o oficial militar aproveitou para prestar contas das ações realizadas pelo BPRV e afirmou que a partir da existência da Operação Lei Seca (OLS), em 2015, cerca de 2 mil vidas já foram poupadas no trânsito maranhense.

O coronel Augusto Carlos declarou que o aumento da fiscalização de trânsito em São Luís tem diminuído o número de autuações e multas aplicadas a condutores. De acordo com registros apresentadas por ele, enquanto nos últimos 3 anos cresceu em 93% o número de operações de fiscalização de ingestão de bebida alcoólica e direção veicular, o total de infrações registradas atualmente é de apenas 2% dos veículos abordados.

“A redução é basicamente pela conscientização dos motoristas. O que se observa é que mesmo com o aumento do número de testes, o total de casos de alcoolemia registrados é próximo de zero e nossa expectativa é diminuir esses números ainda mais”, explicou o comandante do BPRV.

FISCALIZAÇÃO DIMINUI INFRAÇÕES
Segundo o balanço das ações, em 2017 foram realizados 61.932 testes de bafômetro e, de todos esses, apenas 1.050 resultaram em multa. Em 2016, mesmo com um número três vezes menor de testes feitos, foram 17.750, o total de infrações era maior, foram 1.075 registros. No comparativo com 2014, a diferença é surreal. De lá para cá o número de operações cresceu 39 vezes, saltando de 8 operações em 2014 para 312 no ano passado.

Clique aqui e veja o balanço das OLS (Operações Lei Seca) entre os anos de 2015 à 2017

Coronel Augusto Magalhães também afirmou que o resultado do trabalho do BPRV já é sentido no total de vidas salvas em todo o estado. De acordo com ele, com os investimentos do Governo do Maranhão iniciados desde 2015, em três anos, foram cerca de 2 mil vidas poupadas no trânsito maranhense, de acordo com dados do Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (DPVAT).

“A Companhia de Policiamento Rodoviário já existia desde 2006, a Lei Seca também está em vigor desde 2008, mas no Maranhão só entrou de fato em vigor a partir de 2015, quando o governo comprou 50 etilômetros”, afirmou o comandante.

Confira o balanço das apreensões realizadas nos primeiros três meses de 2018

A IMPORTÂNCIA DE UM BLITZ
Ao rebater criticas contra o BPRV, o comandante da corporação destacou a importância de uma blitiz e citou o caso do médico Luís Carlos Cantanhede, que morreu atropelado, na manhã de domingo (25), por um motorista que confessou ter bebido antes de dirigir. Ele declarou ainda que em muitos casos, as ações tem grande importância, pois ajudam a salvar vidas.

“O fato de salvar uma vida no trânsito, ou mesmo evitar a dor de uma família, compensa o trabalho do BPRV. O médico Luís Carlos Cantanhede, morreu atropelado, na manhã de domingo (25) na MA-204, porque o condutor estaria dirigindo sob efeito de álcool. Se tivesse sendo realizado uma blitiz na rodovia no horário em que ocorreu o acidente, por exemplo, era provável que teríamos como ter poupado essa vida. Por tanto, antes de alguém criticar as ações do BPRV lembre-se de quantas pessoas estão morrendo no trânsito em função de motoristas que insistem em misturar álcool e volante”, afirma Magalhães.

Aguarde o áudio da entrevista na íntegra

0 Reviews

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *