22 de setembro de 2024

São Luís inicia programação do Dezembro Vermelho

 São Luís inicia programação do Dezembro Vermelho
(Foto: Divulgação)

No Dia Mundial de Luta Contra a AIDS, a Prefeitura de São Luís deu início, nesta sexta-feira (01), à programação do Dezembro Vermelho. Com um laço humano formado por profissionais da rede municipal de saúde e do Centro de Saúde do Bairro de Fátima, o poder público municipal marcou o início da campanha que inclui atividades de conscientização, prevenção e educativas. O objetivo das ações é alertar a população para os riscos da doença e orientar sobre as formas de prevenção e tratamento.

O secretário municipal de Saúde, Lula Fylho, acompanhou a formação do laço humano e motivou os servidores a prosseguirem com a oferta de um atendimento humanizado nas unidades de saúde. “As pessoas que buscam nossos serviços nessa área já chegam fragilizadas por conta da doença. Contamos com profissionais comprometidos na rede, que prestam atendimento com amor. É com esse acolhimento, através de um olhar de respeito, que prosseguimos com melhorias nos serviços de prevenção e tratamento”, disse o secretário.

Prevenção

Ao longo do mês de dezembro, as equipes da Semus vão promover ações educativas de conscientização quanto aos riscos de contaminação pelo vírus HIV, causador da AIDS. As atividades da programação incluem, além de ações nas unidades de saúde, abordagens nos terminais de integração até quinta-feira (7), com distribuição de preservativos, orientação e encaminhamentos para realização da testagem rápida para o HIV nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

As atividades da campanha do Dezembro Vermelho em São Luís contam com as ações do projeto Viva Melhor Sabendo Jovem, uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). Em parceria com a Semus, através da coordenação da Política de Equidade, o projeto tem o objetivo de capacitar jovens de 15 a 24 anos para atuarem em escolas e promoverem abordagens educativas incentivando, por exemplo, a realização dos testes rápidos e ações preventivas.

Dia Mundial

O dia 1º de dezembro foi instituído em 1988 pela Organização Mundial de Saúde (OMS), com apoio da Organização das Nações Unidas (ONU), como uma data simbólica de conscientização para todos os povos sobre a AIDS.

As atividades desenvolvidas nesse dia visam divulgar mensagens de esperança, solidariedade, prevenção e incentivar novos compromissos com essa luta. A iniciativa foi referendada pelo Sistema das Nações Unidas, por meio da Assembleia Mundial de Saúde, e tem o apoio dos governos e organizações da sociedade civil de todos os países.

0 Reviews

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *