26 de setembro de 2024

Serviço para atenção à mulher recebe premiação em mostra nacional

 Serviço para atenção à mulher recebe premiação em mostra nacional

(Foto: divulgação)

(Foto: divulgação)

A experiência da Prefeitura de São Luís do Setor de Atividades Especiais Espaço Mulher (SAEEM): realidade do atendimento em mulheres em situação de violência foi classificada como a melhor experiência do Maranhão nesta área na 15ª Mostra Brasil Aqui tem SUS. O reconhecimento é resultado do trabalho que vem sendo realizado pela gestão do prefeito Edivaldo na área da saúde. Realizada em Belém (PA) na última semana, a mostra integrou a programação do 34º Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), que aconteceu simultaneamente com o 6º Congresso Norte e Nordeste de Secretários Municipais de Saúde. A premiação será a realização de um documentário dentro do projeto Webdoc/Conasemns.

O secretário municipal de Saúde, Lula Fylho, acompanhou a mostra e destacou que os avanços da gestão do prefeito Edivaldo na área da Saúde tem resultado na melhoria do atendimento. “O reconhecimento demonstra que estamos no caminho certo. Esse é um serviço que comprova a nossa preocupação com a garantia dos direitos do cidadão ludovicense e com a humanização do atendimento prestado em nossas unidades de saúde. Gostaria de acrescentar  que todas as experiências que foram selecionadas dentre cases do SUS e apresentadas por nós durante o congresso foram exitosas. Estamos muito felizes, pois a experiência premiada vai virar documentário nacional”, ressalta o titular da Secretaria Municipal de Saúde (Semus).

Instalado nas dependências do Hospital de Urgência e Emergência Dr. Clementino Moura, o Socorrão II, o SAEEM funciona desde janeiro de 2013, coordenado pela assistente social, Sílvia Costa Leite. “Esse reconhecimento mostra que é possível desenvolver uma metodologia e obter êxito. Costumo dizer que não podemos ser profissionais robotizados, não vivenciando seu trabalho”, diz Silvia Costa.

Toda a metodologia de trabalho foi desenvolvida dentro do Socorrão II, baseada na política nacional de proteção à mulher, adotando mesmos métodos e diretrizes. A política de humanização foi percebida como diferencial pela equipe de avaliadores das experiências na Mostra.

Por meio do SAEEM, o Socorrão II está ligado à rede de proteção à mulher contra a violência doméstica e urbana. A saúde é uma das instituições que compõe a rede de proteção à mulher composta ainda pelo setor de segurança, Ministério Público, Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e Centro de Referência Especializada de Assistência Social, (CREAS).

Por meio do serviço, as vítimas de violência que dão entrada no hospital de atendimento de urgência do município são atendidas, orientadas e acompanhadas dentro da rede de enfrentamento do problema.

0 Reviews