25 de setembro de 2024

Sesc vai inaugurar primeira Unidade Móvel Saúde Mulher

 Sesc vai inaugurar primeira Unidade Móvel Saúde Mulher

(Foto: divulgação)

(Foto: divulgação)

De acordo com o último levantamento do IBGE, no Brasil vivem cerca de 105,1 milhões de mulheres, quase 3 milhões a mais que os homens. Com uma expectativa de vida maior, os cânceres de mama e de útero ainda são as principais causas de mortalidade entre elas, mas a prevenção e detecção precoce da doença podem mudar essa história. Investindo na vida, o Sesc no Maranhão realiza o lançamento da Unidade Móvel Saúde Mulher nesta quinta-feira,  dia 05 de junho, às 09 horas, no Condomínio Fecomércio/ Sesc/ Senac. A iniciativa visa ampliar as redes locais de saúde e a acessibilidade à prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer no estado, iniciando os atendimentos no município de Raposa ainda em julho.

No Brasil, o câncer de mama é o mais incidente em mulheres de todas as regiões, exceto na região Norte, onde o câncer do colo do útero ocupa a primeira posição. Combatendo esses índices alarmantes e apoiando o Programa Nacional de Controle do Câncer de Mama e do Colo do Útero, do Ministério da Saúde, a Unidade Móvel Saúde Mulher vai atender municípios interioranos e comunidades periféricas das grandes cidades.

No Maranhão o primeiro município beneficiado é a Raposa. Permanecendo na comunidade por no mínimo 60 dias úteis, a Unidade do Sesc funcionará por meio de cooperação técnica com municípios locais e ofertará mamografia digital para  mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos ou maiores de 35 anos com histórico familiar de câncer de mama e o exame citopatológico, do câncer de colo do útero, para mulheres de 25 a 64 anos que já tiveram ou tem atividade sexual, além de ações educativas de saúde.

Aberta à comunidade, o horário de atendimento do Sesc Saúde Mulher será de segunda a quinta, das 08h às 18h e sexta-feira das 08h às 17h. Para o agendamento dos exames as mulheres interessadas devem realizar cadastro prévio com agentes comunitários de saúde do município mediante apresentação das cópias dos documentos pessoais (RG e CPF), cartão do SUS e comprovante de residência. As mulheres serão convocadas através de notificação do agente comunitário de saúde, mensagens de texto e/ou contato telefônico de acordo com data e horário definido.

As mamografias serão laudadas pelo Hospital do Amor (Hospital do Câncer de Barretos/SP), padrão ouro em diagnóstico de câncer, e os exames citopatológicos (exame preventivo do câncer de colo do útero), popularmente conhecido como teste de papanicolau, serão analisados pelo Laboratório Cedro em São Luís. Os laudos impressos e imagens em CD da mamografia e resultados dos exames citopatológicos serão encaminhados para as unidades básicas de saúde do município.

0 Reviews