20 de setembro de 2024

SL terá 63 pontos para multivacinação

 SL terá 63 pontos para multivacinação
Dia ‘D’ da campanha nacional acontece neste sábado, com imunização de crianças e adolescentes (Foto: Divulgação)

O Dia “D” da Campanha Nacional de Multivacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos acontece neste sábado, 16, e para isso uma grande articulação foi desenvolvida pela Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus). A ação, que vem sendo realizada em todo o país pelo Ministério da Saúde desde segunda-feira, 11, prossegue até o dia 22 deste mês.

As 63 unidades de saúde de São Luís estarão abertas, disponibilizando doses suficientes das 14 vacinas que serão ofertadas ao público-alvo da campanha, das 8h às 17h. A abertura oficial da campanha em São Luís será no Centro de Saúde Amar, na Vila Fialho, às 8h30.

VEJA TAMBÉM:
Postos abrem neste sábado para atualizar vacinação de crianças

A meta nacional é vacinar cerca de 47 milhões de crianças menores de cinco anos, crianças de nove anos e também adolescentes de 10 a 15 anos incompletos. O objetivo é reforçar o acesso às vacinas principais e atualizar o calendário vacinal desses grupos, para evitar o reaparecimento de doenças já controladas ou mesmo eliminadas no país.

 

Disponíveis
Entre as vacinas disponíveis no Dia “D” estão a BCG – ID, Hepatite B, dT (dupla tipo adulto), Penta (DTP/Hib/Hep B), Febre amarela, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VOP (vacina oral contra pólio), dTpa, VORH (Vacina Oral de Rotavírus Humano), HPV, Vacina Pneumocócica, Vacina meningocócica e Tetraviral (Sarampo, rubéola, caxumba, varicela).

No caso da HPV, devem se vacinar meninas a partir dos nove anos e meninos, a partir dos 11 anos. Quem já tomou a primeira dose deve estar com intervalo de seis meses para que possa tomar a segunda.
Já a vacina contra a febre amarela, por exemplo, que precisava ser tomada a cada 10 anos, houve mudanças com relação ao período de imunização.

Agora são apenas duas doses que imunizam de forma permanente. Crianças podem ser vacinadas a partir dos seis meses de vida. Caso não sejam imunizadas nesta idade, devem tomar a primeira dose aos cinco anos e a segunda após 30 dias.

SAIBA MAIS

1 milhão de doses no estado

O Maranhão recebeu 1 milhão de doses de vacinas para colocar em dia a situação vacinal de crianças e adolescentes. Desse total, 610,9 mil são doses extras destinadas para a campanha de Multivacinação 2017, que acontece até a sexta-feira, dia 22.

CALENDÁRIOS

Vacinação da Criança

BCG – ID

Hepatite B (mantida dose ao nascer)

Penta (DTP/Hib/Hep B)

VIP (Vacina Inativada Poliomielite)

VOP (vacina oral contra pólio)

VORH (Vacina Oral de Rotavírus Humano)

Vacina Pneumocócica 10 valente

Vacina febre amarela

Tríplice viral (Sarampo, rubéola, caxumba)

DTP (tríplice bacteriana)

Vacina meningocócica conjugada tipo C

Tetraviral (Sarampo, rubéola, caxumba, varicela)

Hepatite A

Vacinação do Adolescente

Hepatite B

dT (Dupla tipo adulto)

Febre amarela

Tríplice viral (Sarampo, rubéola, caxumba)

dTpa

HPV

Vacina meningocócica conjugada tipo C

0 Reviews

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *