29 de setembro de 2024

Socorrão II é selecionado para programa de melhoria na emergência

 Socorrão II é selecionado para programa de melhoria na emergência
(Foto: Divulgação)

O Hospital Municipal Dr. Clementino Moura, o Socorrão II, da Prefeitura de São Luís, foi selecionado para participar do projeto ‘Lean nas Emergências’, do Ministério da Saúde. O projeto tem como objetivo a melhoria do atendimento em emergências de hospitais que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS) visando garantir mais qualidade no serviço ofertado à população.

Com isso, a unidade de saúde do município passa a contar com a assessoria do Hospital Sírio Libanês, que já dá apoio técnico à equipe do Socorrão II em outro programa também colocado em prática no hospital, o ‘Melhorando a Segurança do Paciente em Larga Escala no Brasil’. O ‘Lean nas Emergências’ faz parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI-SUS) para o triênio de 2018 a 2020.

Na semana passada, uma equipe técnica do Sírio Libanês esteve em São Luís para conhecer o Socorrão II, o que culminou com a escolha da unidade para participação do programa. O programa inclui a implementação de procedimentos e protocolos clínicos de urgência e emergência nos hospitais do SUS, com a criação de ferramentas que facilitem também o acesso das equipes às informações. As ações contam com a intervenção de especialistas em Lean (termo inglês que significa enxuto), para otimizar os processos e atendimento nas emergências.

Conforme o Ministério da Saúde, o programa ‘Lean nas Emergências’ veio para atender uma demanda reprimida e organizar o grande fluxo de pacientes nas portas de entrada dos serviços de saúde de Urgência e Emergência do SUS. As ações desenvolvidas visam à melhoria da capacidade operacional dos hospitais, da organização dos fluxos e dos processos de trabalho; promover maior efetividade e produtividade e, principalmente, o envolvimento da equipe com a gestão do hospital, no intuito de desenvolver procedimentos que promovam mais resolutividade com qualidade para os pacientes que utilizam os serviços do SUS.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Lula Fylho, o programa ‘Lean nas Emergências’ é uma filosofia de gestão voltada para melhoria de processos baseado em tempo e valor, administrada para assegurar fluxos contínuos e eliminar desperdícios e atividades de baixo valor agregado. O programa treina e auxilia os profissionais do hospital na implementação de melhorias para garantir agilidade e eficiência nos processos de urgências das unidades contempladas.

“A inclusão do Socorrão II no programa, com apoio do Sírio Libanês, sem dúvida será uma valiosa consultoria para que a gente faça o Socorrão II mais enxuto, otimizando os fluxos e processos. Essa nova ferramenta de gestão implementada na unidade vai nos possibilitar identificar e entender que gargalos atrapalham o fluxo no hospital, para que possamos trabalhar esses entraves e, assim, tenhamos muito mais dinâmica no atendimento e redução do tempo de espera. Já temos mapeado uma série processos e intervenções que devem ser adotadas para a promoção de melhorias e, agora, o olhar do Hospital Sírio Libanês, que tem expertise na aplicação dessas ferramentas de gestão, vai nos ajudar a desenvolver melhor essa dinâmica no Socorrão II”, observou Lula Fylho.

Ainda conforme o secretário, a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), já desenvolve no Socorrão II diversas ações com o objetivo de agilizar e melhorar o fluxo no atendimento do hospital, o que tem refletido em avanços significativos na área. Entre outras ações executadas com essa finalidade está a compra prévia de órteses e próteses, paramentos muito utilizados nas unidades de emergências.

O secretário explica que foi realizado um estudo da necessidade de órteses e próteses no Socorrão II para estimar a demanda desses instrumentos na unidade. A partir desse levantamento, foi possível saber a média do quantitativo de órteses e próteses utilizadas na unidade, o que tornou possível à direção do hospital fazer a compra prévia dos instrumentos, garantindo um estoque desse suprimento na Casa e não apenas após a internação do paciente. A medida possibilitou redução do tempo de espera do paciente para ser atendido nessa modalidade de procedimento.

“E queremos reduzir esse tempo ainda mais. Por isso, consideramos de extrema importância o olhar de quem tem mais experiências e vivências, como é o caso do Sírio Libanês, para nos ajudar a efetivar esses processos, pois quanto melhor for o fluxo dos serviços, menor será o tempo de permanência do paciente no hospital, maior será o numero de altas médicas, otimizando os resultados tanto para o paciente como para a gestão hospitalar e para a população de modo geral”, acrescentou Lula Fylho.

AÇÕES

O secretário informa ainda, que outros procedimentos foram adotados para melhoria do atendimento na unidade, promovendo aumento de vagas nas salas de Centro Cirúrgico, acréscimo de leitos, diminuição do tempo de espera por exames e de laudos de ressonância e tomografia, além da implementação de medidas de segurança para a redução do tempo de permanência do paciente na UTI. Com adoção dessas posturas, conseguimos reduzir o tempo de espera por uma cirurgia, que antes era de 45 dias e, hoje, esse tempo foi reduzido para 15 dias. “São ações que transformaram o Socorrão II em uma referência na área, sendo muito elogiado e utilizado como parâmetro para outras unidades de urgência e emergência do país”, completou o secretário.

A fase de intervenção do programa ‘Lean nas Emergências’ dura em média seis meses. Após o término desse período, a equipe de controle do projeto acompanha os resultados por mais 12 meses para garantir a manutenção, a longo prazo, das melhorias introduzidas nas unidades.

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