20 de setembro de 2024

Tebet diz que LDO irá ‘assustar’ e que ‘martelo está batido’ sobre conteúdo de arcabouço

 Tebet diz que LDO irá ‘assustar’ e que ‘martelo está batido’ sobre conteúdo de arcabouço
(Foto Reprodução)

A ministra do Planejamento, Simone Tebet, afirmou nesta sexta-feira, 17, que a Lei de Diretrizes Orçamentárias do ano que vem, que será publicada hoje no Diário Oficial, irá “assustar”, pois foi produzida levando em conta as regras do teto de gastos. Como antecipado pela colunista do Estadão Adriana Fernandes, a ministra afirmou que a LDO praticamente zera os gastos discricionários (não obrigatórios) no orçamento de 2024. Isso inclui emendas parlamentares.

Apesar de elaborado com base no regramento do teto de gastos, o texto coloca condicionantes em caso de aprovação, pelo Congresso, do projeto de arcabouço fiscal que será encaminhado pelo governo na semana que vem. “A LDO, sim, vai assustar, vai mostrar que não tem espaço fiscal para absolutamente nada de novo e vai ter que tirar despesas discricionárias, praticamente zeramos”, disse.]

A equipe econômica aposta, para aprovar o arcabouço fiscal, na estratégia de mostrar aos parlamentares que a alternativa ao projeto do governo é penosa. “A LDO segue o regramento do teto de gastos. Isso é importante porque mostra, efetivamente, que o teto de gastos, de tanto que foi furado e por não ter sido acompanhado no momento certo da reforma tributária, ele já ruiu, caiu em cima da nossa casa e já está arrastando a casa chamada Brasil”, afirmou Tebet a jornalistas, ao deixar evento em São Paulo na Fundação Getúlio Vargas organizado pelo Movimento Brasil Competitivo para lançamento da Agenda Brasil 2034, documento com propostas para o desenvolvimento do País nos próximos 12 anos. Ela não quis antecipar números.

Fonte: O Estadão

Leia mais notícias em rnmonline.com.br e siga nossas páginas no Facebook, no YouTube e no Instagram. Envie informações à Redação do Rádio Notícia Maranhão por WhatsApp pelo telefone (98) 99121-5205.

0 Reviews

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *