27 de setembro de 2024

Violência, desigualdade social e desrespeito às diferenças são maiores desafios do Maranhão e do Brasil na década

 Violência, desigualdade social e desrespeito às diferenças são maiores desafios do Maranhão e do Brasil na década
Diogo Santos (coord. Direito Estácio), Felipe Camarão (Secretário de Educação), Antônio Teixeira (Diretor da Estácio São Luís), Marco Aurélio (Coord. Pós-graduação em Direito Estácio), Reis Rocha (Coord. Ciência Contábeis Estácio) e Guilherme Santana (Professor de Direito Estácio) – Foto: (Reprodução)

Respeitar as diferenças e avançar na garantia de direitos fundamentais, assegurados pela constituição brasileira e pela ONU – Organização das Nações Unidas, por meio da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Esses são alguns dos maiores desafios do Maranhão, que, assim como o restante do Brasil, tem uma população marcada pela desigualdade social. “Desigualdade de direitos e deveres é uma das principais causas da violência. Outra grande causa é o desrespeito às diferenças. Em uma sociedade tão diversa, as políticas públicas, as instituições de ensino, as famílias e todas as organizações sociais devem ser pautadas no mais profundo e intrínseco respeito a essa pluralidade, se quisermos preservar e fortalecer o processo democrático”, enfatizou o professor e Secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, durante a aula magna do curso de Direito, da Faculdade Estácio São Luís, na última terça-feira (12).

Com esse tema sempre presente no universo acadêmico e retratado nos meios de comunicação, nas mais diferentes sociedades, a aula proporcionou aos estudantes uma compreensão mais aprofundada sobre a temática, o processo histórico da democracia, a crise política no sistema e os desafios a serem superados no Maranhão. “Fiquei muito honrado pelo convite e é muito prazeroso ministrar aulas, fui professor da Estácio e sei da grande responsabilidade social da instituição”, ressaltou Felipe Camarão.

Paulo Henrique Furtado (Prof. Direito), Reis Rocha (Coord. Contábeis), Antônio Teixeira (Diretor Estácio), Felipe Camarão (Sec. Educação), Diogo Santos (Coord. Direito) e Guilherme Santana (Prof. Direito) – Foto: (Reprodução)

Renata Costa, aluna do segundo período de Direito, ficou atenta a todos os ensinamentos compartilhados e, ao fim, falou sobre o quanto a aula a despertou para um novo olhar “Foi uma aula muito produtiva, informações que servem de base tanto para o nosso estudo como para a nossa vida. Temos que respeitar e aceitar as diferenças, em relação à cor da pele, à orientação sexual, ao poder econômico das pessoas; evitar preconceitos e ser tolerante para viver de uma forma melhor na sociedade”, destacou.

Como futuros profissionais do Direito, os estudantes também perceberam o quanto precisam debater, no ambiente acadêmico, questões como as expostas pelo palestrante Felipe Camarão, se quiserem contribuir efetivamente para uma sociedade mais justa. O calouro João Felipe Amorim acredita que algumas situações mencionadas na aula serão vivenciadas no decorrer do curso e no mercado de trabalho. “Esse momento de hoje serviu para termos uma ideia das causas com as quais vamos nos envolver e presenciar durante o curso e no momento em que estivermos trabalhando, independentemente da área de atuação, pois os Direitos Humanos perpassam todos eles”, lembrou o acadêmico.

Secretário Felipe Camarão ministra aula magna de Direito na Estácio São Luís – Foto: (Reprodução)

 

Direito em pauta

A cada semestre, o curso de Direito da Estácio São Luís convida um palestrante de renome regional e/ou nacional para ministrar a aula magna, ou seja, a primeira grande aula da graduação, como forma de incentivar iniciantes e veteranos a permanecerem firmes no propósito de serem excelentes nas profissões escolhidas. O coordenador do curso, Diogo Santos, explicou a importância da escolha dos temas das aulas magnas. “Na Faculdade Estácio, nós fazemos esse esforço e temos a ideia muito clara de contribuir não somente para a construção da humanidade globalmente, mas também de contribuir para a construção da pessoa humana, do bem-estar social, em nossas casas, nas nossas famílias, nas nossas relações”.

Secretário Felipe Camarão foi professor na Estácio São Luís e falou sobre a importância do papel da instituição na mudança social – Foto: (Reprodução)

Sobre o convite feito a Felipe Camarão, Diogo Santos foi enfático: “O Secretário nos honrou com a gentil e brilhante presença e os acadêmicos estão bastante satisfeitos com essa troca de conhecimento, que foi muito enriquecedora”.

Auditório da Estácio São Luís lotou para aula magna de Direito, com Secretário Felipe Camarão como convidado – Foto:(Reprodução)

 O diretor geral da Estácio de Sá, Francisco Antônio Teixeira, ressaltou que eventos como carregam o escopo da instituição. “A nossa missão é educar para transformar e, perseguindo a nossa missão, nada mais justo e mais apropriado do que possibilitarmos aos nossos estudantes esses momentos com grandes conhecedores do Direito e da Educação. A avaliação dos estudantes é muito positiva ao receberem esse conhecimento com grande entusiasmo”, concluiu o Diretor.

0 Reviews